Um pedido de impeachment foi protocolado e aceito pela Câmara Municipal de Araguapaz, município a 260 quilômetros de Goiânia, contra a prefeita da cidade, Márcia Bernardino de Sousa, do MDB. De acordo com o presidente da Câmara, Celio Ferreira Nunes (PTC), a gestora do executivo estaria envolvida em irregularidades no transporte escolar de Araguapaz.
A mesa diretora da Câmara Municipal, após aceitar a denúncia contra a prefeita Márcia no última dia 7 de novembro, decidiu por prosseguir com os trâmites legais do impeachment. De acordo com Celio em entrevista ao Dia Online, uma comissão de investigação já foi nomeada
Ainda segundo o presidente da Câmara, os anexos contendo as provas da denúncia somam mais de 500 páginas.
A prefeita estaria envolvida em “irregularidades que envolvem o transporte escolar e processos de licitações”. De acordo com Celio, a comissão, já nomeada, irá fazer todo o trabalho de investigação para descobrir se há fundamento nessas denúncias. Em caso positivo, a prefeita deve ser destituída do cargo.
Caso a prefeita sofra impeachment, quem assume é o vice-prefeito Gabriel Fornieles Moreira, do DEM.
Procurada pela reportagem do Dia Online, a assessoria da Prefeitura de Araguapaz disse que, por enquanto, não vai se manifestar sobre o caso.
Prefeita de Araguapaz já havia sido afastada por improbidade administrativa
Esta não foi a única polêmica jurídica e política na qual a prefeita Márcia Bernardino se envolveu. Em fevereiro deste ano, Márcia foi afastada pela Justiça por um período de 180 dias, por improbidade administrativa. Entretanto, a decisão do afastamento foi suspensa, à época, e a prefeita retornou ao cargo.
De acordo com a ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) da cidade, a prefeita “era peça apenas figurativa, pois quem de fato administrava a cidade era seu marido e ex-prefeito, José Segundo Rezende Júnior”.
Diante disso, o ex-prefeito também foi proibido de adentrar nas dependências da prefeitura, e a magistrada determinou ainda o bloqueio dos bens móveis e veículos em nome do casal.