O Procon Goiânia apreendeu, nesta terça-feira (13/11), uma tonelada de carne vencida em um hortifruti localizado no Jardim Goiás, em Goiânia. O estabelecimento foi autuado e tem dez dias para apresentar defesa. A ação integra a Operação Fim de Ano, que tem como objetivo tirar de circulação produtos que oferecem risco à saúde do consumidor.
No local foram apreendidas carne bovina, suína e de frango que estavam com prazo de validade vencido e ainda sem informações sobre origem do produto. O hortifruti foi autuado e tem dez dias para apresentar defesa. Nesses casos, a multa varia de R$ 640 a R$ 9 milhões.
As carnes apreendidas foram descartadas no Aterro Sanitário da capital.
Duas toneladas de carne vencida são apreendidas em Goiânia
Na última terça-feira (6/11), foram apreendidas em Goiânia, também pela Operação Fim de Ano, duas toneladas e meia de carne vencida. Os produtos foram recolhidos de diversos supermercados, hipermercados e empórios de Goiânia. O Procon apreendeu ainda, além das carnes, enlatados vencidos.
Foram vistoriados mais de 42 estabelecimentos desde o dia 29 de outubro. Todo material apreendido era armazenado de forma incorreta, fora dos padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária, como temperatura e higiene, e sem as informações obrigatórias para o consumidor, como data de validade e origem do produto.
Operação Fim de Ano
A Operação Fim de Ano visa fiscalizar supermercados, hipermercados e empórios de Goiânia, com o objetivo de tirar de circulação todo tipo de carne que não esteja dentro dos padrões exigidos pelo Código de Defesa do Consumidor. A ação teve início no dia 29 de outubro e segue até o fim do ano.
De acordo com o superintendente do Procon Goiânia, José Alício de Mesquita, a meta é fiscalizar o maior número de estabelecimentos em Goiânia “Nosso foco é fiscalizar e tirar de circulação todo tipo de produto que desrespeita a legislação e coloca em risco a saúde dos consumidores”, explica.