Os pedestres que passavam na tarde de ontem (8/11) por uma rua do bairro São Lourenço, em Anápolis, levaram um enorme susto: uma jiboia de quase dois metros, viva, estava atravessada tranquilamente na via. O Corpo de Bombeiros foi chamado para atender a ocorrência.
Os bombeiros tiveram de se deslocar até a rua Rita P. de Moura, do bairro São Lourenço, na região Central da cidade, na tarde da última quinta-feira, para capturar a jiboia adulta que estaria causando pânico nas pessoas que se deparavam com o animal selvagem se arrastando pela via.
O réptil, que não é venenoso mas tem uma força capaz de quebrar qualquer osso humano com seu “abraço mortal”, foi retirado do local e devolvido à natureza pelos militares.
Na semana anterior outra cobra da mesma espécie teve de ser tirada de um bueiro na Avenida Brasil Norte.
Casos de cobras em Anápolis são frequentes
Anápolis parece estar quase ganhando o título de “cidade das cobras”. Isso se deve ao fato de que é frequente, principalmente nos períodos chuvosos, moradores encontrarem os bichos rastejantes próximos a residências e comércios.
Em maio deste ano, o Corpo de Bombeiros resgatou uma cobra cipó de dentro de uma motocicleta. A corporação informou que ninguém ficou ferido, mas foi preciso desmontar parte da motocicleta para resgatar o animal de cerca de um metro de comprimento.
No mesmo mês, uma cobra cascavel assustou moradores de um condomínio fechado na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, funcionários do Condomínio Anaville flagraram o animal de cerca de 1 metro e acionaram a corporação. Resgatada, a serpente foi liberada em uma reserva florestal.
Já em março deste ano, um caso registrado de cobra em Anápolis foi mais grave. Uma criança de apenas 2 anos de idade foi vítima de picada de uma jararaca no Bairro Vila São Vicente (Igrejinha).
O menino, que foi inicialmente internado, à época, no Hospital Municipal Jamel Cecílio, foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) em Goiânia, onde foi atendido a tempo.
Só em 2018, 32 pessoas em Anápolis foram vítimas de picada de cobra. Elas foram atendidas no Hospital Municipal Jamel Cecílio. Dos casos, 28 foram pela jararaca, três de cascavel e uma por jaracuçu.