Filha de um dos prefeitos mais populares de Goiânia, a Delegada Adriana Accorsi (PT) comemora a reeleição como deputada estadual, sendo a mulher mais bem votada do Estado, com 39.283 votos.
Adriana Sauthier Accorsi, nasceu em Itapuranga, interior do Estado, da união do ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi e da enfermeira e professora da Universidade Católica de Goiás (hoje PUC Goiás) Lucide Sauthier, e conviveu com a militância político-partidária desde a infância. Na década de 1990, atuou nas atividades políticas da juventude petista ativamente, inclusive como presidente da juventude do Partido dos Trabalhadores, afastando-se somente quando passou no concurso para delegada estadual no ano 2000.
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e especialista em Segurança Pública e Ciências Criminais, a deputada trabalhou em delegacias de vários municípios goianos, como Bela Vista, Cristianópolis, Nazário e Turvânia. Em 2014, concorreu ao cargo de deputada estadual, sendo eleita com uma votação expressiva.
Em entrevista ao Dia Online, a delegada e deputada, que está grávida de oito meses – uma menina, fala sobre sua expectativas, propostas e visões para seu novo mandato e o cenário político atual na série de entrevistas “Fala, deputado!“.
Adriana começa comentando sua reeleição, e o que pretende no novo mandato. A deputada e delegada, que é conhecida por sua defesa ferrenha dos direitos das crianças e adolescentes (a parlamenta já foi titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA), mulheres, idosos e aos trabalhadores da segurança pública, declara que essas continuarão sendo suas prioridades, e diz que a segurança pública é primordial.
“Eu creio que a gente tem uma responsabilidade muito grande. Primeiro com a questão da segurança pública, tanto no que diz respeito à estrutura, e sobretudo quanto à valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da segurança pública, com salário digno e condições de trabalho”, conta. A deputada ainda afirma que os policiais do Estado são desvalorizados. “O salário dos policiais iniciantes é inferior à dignidade e ao serviço prestado”.
Adriana ainda diz que o combate à violência contra mulheres e meninas vai continuar sendo prioridade no seu mandato, e revela que vai passar a trabalhar mais a questão da agricultura familiar e e defesa dos trabalhadores rurais – pauta que não teve tanto destaque como as outras no atual mandato.
A deputada também fala sobre a eleição de Ronaldo Caiado ao Governo do Estado, e declara que a escolha do democrata se deu por causa de um “desgaste natural do PSDB em Goiás”. “Havia uma necessidade de mudança na população”, comenta.
Em contrapartida, Adriana Accorsi diz que um fato essencial que influenciou na eleição de Caiado foi “a onda conservadora de atualmente”, que foi de encontro às propostas do democrata. “Esse tipo de proposta sempre encontra eco junto à população de Goiás”, diz.
Quanto ao descrédito da população junto à política, tanto nacional quanto regional, Adriana propõe soluções para resolver o problema: “Acredito que o caminho é trabalhar em proximidade com a população”. A deputada ainda conta que, apesar da má reputação da classe política junto ao povo, ela sempre foi muito bem recebida nos lugares onde ia, fato que atribui ao reconhecimento e respeito que a população tem pelo seu trabalho.
Adriana finalizando revelando, sem pestanejar, seu conceito do que “é ser deputada”: “Ser deputada, pra mim, é buscar representar com honra e responsabilidade o povo goiano, que é um povo lutador e honesto e que sofre demais com muitos problemas”.