Certamente você já deve ter escutado falar sobre o Centro Cultural Oscar Niemeyer e provavelmente já fez até algumas visitinhas ao local. Conhecido também como CCON, é um complexo de espaços culturais localizado na região sul de Goiânia.
Repleto de atrações, o complexo é formado pela Esplanada da Cultura, que é uma enorme praça de 26 mil metros quadrados que até pouco tempo era destinada para grandes eventos, exposições, apresentações, shows e palestras.
Por ali ainda é possível encontrar o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a Biblioteca, o Monumento aos Direitos Humanos e por último e não menos importante, o Palácio da Música.
Nascimento do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Projetado por Oscar Niemeyer e fundado em 30 de março de 2006, o Centro Cultural é um dos nomes mais lembrados pela população goianiense quando o assunto é cultura e lazer. Seus principais edifícios foram construídos em formas geométricas, enquanto isso, o prédio da biblioteca é uma caixa de vidro com a fachada fumê, feita propositalmente para contrastar com o prédio branco do MAC e com o vermelho do Monumento aos Direitos Humanos.
Ainda é possível encontrar um auditório com 170 lugares, um lindo jardim de inverno e um salão destinado a exposições.
Apesar de a estrutura carregar consigo o nome do consagrado arquiteto carioca, na verdade sua principal homenagem é para os artistas goianos. Vale lembrar que nem todo mundo apoiava a inclusão do nome de Oscar na obra, no entanto, houve o consenso de que também era importante homenageá-lo, já que foi uma figura importante para a construção de Goiás.
Outro nome homenageado no complexo é o do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, que dá nome para a Esplanada da Cultura. Por sinal, esta era a parte preferida do próprio Oscar Niemeyer, que afirmava contemplar o “aspecto inovador” da obra.
O prédio da biblioteca faz uma homenagem para Bernardo Élis, único escritor de origem goiana a ocupar espaço na Academia Brasileira de Letras. Também homenageia J.J Veiga e o historiador Paulo Betran.
Centro Cultural Oscar Niemeyer não pode mais receber shows e grandes eventos culturais
O espaço já foi ponto de encontro para muitos goianos e pessoas que vinham até mesmo de outros lugares. Isso porque recebia, anualmente, eventos de peso como o Bananada e o Goiânia Noise Festival. No entanto, foi publicado um decreto que proíbe a realização de qualquer evento que exija a montagem de estruturas de palco, equipamentos de som ou apresentações ao vivo, seja de natureza pública ou privada.
Em nota, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) informou que essa foi uma medida de preservação e proteção do complexo, a fim de evitar danos no piso, infiltrações e rachaduras. Sem contar que a vizinhança também costumava reclamar do som alto e o estacionamento era pequeno para receber um grande evento.
Atualmente o Centro Cultural Oscar Niemeyer passa por reformas, o que acaba desapontando ainda mais a população e também agentes culturais que costumavam organizar eventos no complexo. Isso porque já faz algum tempo que a cidade conta com uma opção a menos de lazer, e para muitos, também não faz sentido o espaço ser reformado e continuar sem receber importantes manifestações culturais realizadas na capital.