A advogada criminalista Rina Mendes dos Santos, de 59 anos, foi morta a tiros no início da tarde desta sexta-feira (2/11), na praça Dona Gercina Borges Teixeira, no Conjunto Vera Cruz I, em Goiânia.
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM) foi chamada para atender a ocorrência e fazer o isolamento da área. A PM informou ao Portal Dia Online que testemunhas contaram que um outro carro se aproximou do veículo da advogada e os ocupantes efetuaram vários disparos contra ela e fugiram do local.
Ainda segundo as informações da polícia, nenhum suspeito foi identificado e não se sabe a motivação do crime. O caso agora será investigado pela Delegacia de Homicídios de Goiânia (DIH).
O delegado plantonista da DIH, Marco Aurélio, esta no local e espera a perícia finalizar o trabalho, para dar sequência ao início das investigações e esclarecer a motivação do assassinato da doutora Rina Mendes.
Advogada diz que possivelmente assassinato de Rina pode ter haver com exercício da profissão
A Vice presidente da Comissão de direitos e prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil seção Goiás (OAB-GO) Dra. Márcia Póvoa disse à reportagem do Portal Dia Online que as informações de que doutora Rina saiu para receber uma quantia em dinheiro, até o momento são verdadeiras, mas que a OAB busca entender se realmente foi isso que aconteceu.
O que a vice presidente estranha é o fato “de que isso não é uma prática comum, principalmente de quem atua na área criminal e tem reconhecimento que ela [Rina] tinha, essa é uma linha que trabalhamos inicialmente para saber se realmente o crime teria como motivação o exercício da profissão”.
Segundo a doutora Márcia Povoa, caso seja confirmado que tem haver com o exercício da profissão, a OAB Goiás vai trabalhar com políticas de conscientização e cobrar da Polícia Civil (PC) que a motivação seja esclarecida o mais rápido possível.
Em nota publicada em seu site oficial a OAB-GO afirmou que acompanha o caso e que está em contato com a PM e com a PC para que a motivação do crime seja desvendada o mais rápido possível.
Confira a nota na íntegra
“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) informa que, na manhã desta sexta-feira (2/11), foi informada a respeito do homicídio da advogada criminalista Rina Mendes dos Santos, ocorrido na região do Vera Cruz, em Goiânia.
A seccional goiana acompanha o caso e está em constante contato com a Polícia Militar e Civil. A OAB-GO cobra a apuração imediata do ocorrido para dar mais esclarecimentos à advocacia.
A propósito, a Ordem parabeniza as forças policiais pelos serviços prestados à sociedade goiana e a atenção que têm tido com a OAB-GO.
Lúcio Flávio Siqueira de PaivaPresidente da OAB-GO”