O Vereador Jair Diamantino (DC) usou a tribuna da câmara de vereadores na manhã da última quarta-feira (16/10) para denunciar o descarte irregular de lixo, feito por caminhoneiros e por um caminhão ligado a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) às margens do córrego Anicuns na Vila Roriz, em Goiânia.
O vereador contou ao Portal Dia Online que moradores do bairro flagraram caminhões despejando lixo no córrego e filmaram. “Os caminhoneiros que viram os moradores filmando ameaçaram”, disse Jair Diamantino.
O vídeo foi gravado, segundo o vereador, há pelo menos dois meses pelos moradores do bairro, em que mostra um caminhão da agência descarregando o lixo às margens do córrego.
Jair Diamantino ressaltou a importância da preservação ambiental e sua preocupação com o descarte irregular de lixo, que pode inundar as ruas do bairro e transmitir diversas doenças para os moradores e crianças da região.
AMMA confirma que motorista fez o descarte irregular de lixo
Por meio da assessoria de imprensa, a AMMA explicou ao Portal Dia Online que um motorista da empresa que presta serviços para agência estava no fim do expediente, decidiu encurtar o caminho cometendo este “grave deslize“.
Ainda de acordo com a AMMA, o procedimento padrão é fazer o descarte de todo entulho e lixo recolhido no aterro sanitário que fica no caminho para Trindade. Segundo o órgão ao ter conhecimento sobre o fato, a agência entrou em contato com a empresa prestadora de serviços e pediu para que o motorista não prestasse mais o serviço, pedido que foi atendido pela empresa.
A AMMA disse que fiscais da agência vêm autuando constantemente pessoas flagradas cometendo esse tipo de crime ambiental. E que muitos são flagrantes recebidos por meio de denúncias que chegam ao órgão via WhatsApp ou pelo telefone 161.
Ainda de acordo com a agência, o número de autuações devem aumentar, pois a AMMA vai usar drones para acompanhar esse tipo de ação. O órgão explicou que em muitas oportunidades, quando os motoristas percebem o caminhão da agência, eles acabam não fazendo o descarte irregular. A AMMA informou que com os drones, a fiscalização será feita sem que os infratores percebam a presença dos fiscais da agência.