A cidade de Chapadão do Céu que fica a 480 quilômetros de Goiânia, ganhou destaque nacional no último sábado (20/10) em reportagem exibida pela Rede Globo de televisão, por reciclar 80 % do lixo produzido na cidade.
Quem pensa que a ação que fez a cidade de Chapadão do Céu ser capaz de reciclar mais de 80% do lixo é apenas da prefeitura, se engana. O grande diferencial é a participação da população, para manter as ruas de Chapadão limpas e sem lixo.
Ao todo segundo a reportagem mostrou, os moradores da cidade, em conjunto com a prefeitura reciclam em média 96 toneladas por mês, ou seja 82% de todo lixo produzido na cidade.
De acordo com a reportagem a usina conta com 34 funcionários, que são responsáveis por separar plástico, papel, metal e vidro e passar todo o material organizado para uma empresa que compras os produtos.
Ao reciclar mais de 80% do lixo, chapadão também lucra com mais de R$ 50 mil reais por mês
Ainda conforme a reportagem apurou, por ser capaz de deixar a cidade limpa ao reciclar mais de 80% do lixo. Chapadão do Céu ganha muito em outras áreas, com um retorno financeiro de mais de R$ 50 mil reais por ano.
Em entrevista durante a reportagem, o secretário de Saneamento e Meio Ambiente da cidade disse que o dinheiro arrecadado é gasto na manutenção de aparelhos e na fabricação de outras lixeiras e tambores.
Como já foi mencionado, a participação da população para esse alto índice de reciclagem contribui bastante. Pois, além de ter lixeiras para cada tipo de lixo. Os moradores do município também estão atentos ao que pode ser jogado fora e ao que pode ser reaproveitado.
Além da prefeitura e os moradores, dentro das escolas os professores ensinam a maneira correta de fazer o descarte aos alunos. Além de transmitir o recado para os pais, os alunos também agem como fiscais, para fazer com que a cidade continue limpa.