O Tribunal Superior Eleitoral (STE) confirmou a veracidade de imagens que circulam na internet de boletins dos votos de pelo menos 500.527 eleitores brasileiros que vivem fora do Brasil nas eleições 2018. Os eleitores, no entanto, podem votar apenas para presidente.
Segundo o TSE, em 18 países a votação se encerrou às 7h deste domingo (7). Ainda segundo o órgão, quando a votação é concluída em uma seção eleitoral, o chefe daquela seção imprime o boletim e o fixa na porta.
Os resultados, contudo, vão ser divulgados no junto com a apuração dos votos no Brasil. Os 500.727 eleitores brasileiros votaram em 171 localidades eleitorais de 99 países.
O número é recorde e representa um salto de 41% em relação à eleição de 2014, resultado de uma campanha feita pelo Ministério das Relações Exteriores. Foram enviadas 744 urnas para 171 localidades, em 99 países – incluindo uma região de difícil acesso no Líbano.
Boletim de urna em Wellington, Nova Zelândia
Nova Zelândia, Austrália, Japão, Coreia do Sul, China, Taiwan, Cingapura, Filipinas, Malásia, Hong Kong, Timor Leste, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Índia e Nepal concluíram votação até a manhã deste domingo, 7. Omã e Emirados Árabes Unidos devem encerrar a votação por volta das 10h15, segundo o TSE.
Nos EUA são 160 mil eleitores que votam fora do Brasil nas eleições 2018
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 160 mil eleitores estão nos Estados Unidades. Os maiores colégios eleitores estão em Boston e Miami, seguidas por Tóquio, no Japão.
Acompanhe apuração em tempo real
Em 2014, 354.184 eleitores brasileiros estavam cadastrados para participar das eleições fora do Brasil. De acordo com o TSE, o crescimento de 41,37% se deve a uma parceria entre o tribunal e o Ministério das Relações Exteriores que possibilitou a adoção de medidas que facilitaram o cadastramento eleitoral de brasileiros residentes no exterior.
Eleições fora do Brasil: veja números da Suíça
O aumento no número de brasileiros aptos a votar foi registrado em praticamente todos os países. Na Europa, são mais de 170 mil pessoas, com destaque para os 39 mil eleitores inscritos em Portugal, 25 mil no Reino Unido, 19 mil na Suíça e 11 mil na França.