Este ano, 4.454.497 eleitores estão aptos para votar nas eleições 2018 em Goiás. O primeiro turno ocorre no próximo domingo, 7 de outubro, onde devem ser escolhidos representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República. O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e opcional para os analfabetos e maiores de 70 anos, e, ainda, para os eleitores entre 16 e 18 anos. No estado, serão utilizadas 13.993 urnas biométricas, distribuídas em 92 Zonas Eleitorais. Ao todo, Goiás conta com 2.437 locais de votação, que contêm 13.993 seções eleitorais.
E para ajudar o eleitor goianiense, o Dia Online preparou uma guia com informações importantes para a hora do voto, como qual a ordem de votação nas eleições 2018, documentos necessários, onde conferir o local de voto, locais exclusivos para justificativa, por onde acompanhar a totalização de votos e muito mais. Confira abaixo e esteja preparado na hora da votação.
Ordem de votação nas eleições 2018 em Goiás
Nestas eleições, a ordem de votação é diferente das eleições de 2010 e 2014. O primeiro voto deve ser para deputado federal, seguido de deputado estadual, senadores, governador, e, finalmente, presidente da República. Veja abaixo a ordem que aparecerá na urna eletrônica:
- Deputado federal
- Deputado estadual ou distrital
- 1º Senador
- 2º Senador
- Governador
- Presidente
Documentos aceitos na hora da votação
Os documentos que são aceitos na hora da votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) são:
- Via digital do título de eleitor (e-Título);
- Carteira de identidade, passaporte ou outro documento oficial com foto de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação. (Resolução TSE n.º 23.554/2017)
Como conferir o local de votação
Para os eleitores que ainda não sabem o local de votação, informações pode ser obtida por meio do Disque Eleitor 148, que estará em funcionamento durante todo o período de votação. Os eleitores podem contar ainda com a nova ferramenta e-Título, onde a consulta também pode ser feita.
e-Título
Quem baixar esse aplicativo terá uma via digital do título de eleitor. O e-Título informa o endereço do local de votação georreferenciado e fornece informações sobre a situação eleitoral. No caso dos eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico e têm sua foto na base de dados da Justiça Eleitoral, o documento digital poderá ser utilizado para a identificação perante o mesário na hora de votar. O uso do aplicativo dispensa a apresentação do documento em papel.
O que o eleitor pode ou não fazer
- Proibida a distribuição de “santinhos”;
- Proibido o uso de celular, máquina fotográfica ou aparelho similar durante a votação;
- Caso leve o celular, é melhor deixá-lo desligado ou entregar ao mesário;
- Pode usar uma “colinha” para lembrar os números de seus candidatos;
- Eleitores podem usar camisetas de candidatos, desde que seja de forma individual e silenciosa;
Onde denunciar propaganda irregular
Caso o eleitor se depare com propagandas eleitorais, proibidas no dia 7 de outubro, ele pode denunciar poe meios dos seguintes meios: Aplicativo Pardal, Ouvidoria Regional Eleitoral e Ministério Público Eleitoral.
Aplicativo Pardal: voltado para a fiscalização por parte do eleitor quanto à campanha de partidos e candidatos, o aplicativo Pardal permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, juntamente com evidências que podem servir de provas em eventual processo (fotos, áudio e vídeo). Podem ser encaminhadas denúncias de diversos temas, como propaganda eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos, crimes eleitorais, doações/gastos eleitorais, dentre outros.
Ouvidoria Regional Eleitoral: quando a denúncia for relacionada a candidatos à presidente e vice-presidente e para qualquer candidato, quando se referir à propaganda no rádio, TV e internet. Já o Ministério Público Eleitoral estará disponível para denúncias em geral, por meio do telefone 3543-5462.
Por onde acompanhar a totalização de votos
Para quem quiser acompanhar a totalização de votos nas eleições, a Justiça Eleitoral disponibilizou no último sábado (29/9) o aplicativo “Resultados”. A ferramenta é uma versão atualizada do “Apuração 2014”, desenvolvida para o pleito daquele ano, que se tornou o aplicativo mais baixado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O app é gratuito é já pode ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas IOS e Android.
A nova versão do app chega com novidades como o aprimoramento do layout do sistema, que aparece completamente renovado com a apresentação das fotos de todos os candidatos que disputam a eleição. Outra inovação é que com o “Resultados” será possível consultar, na mesma tela, informações referentes a todos os cargos majoritários – presidente, governador e senador.
O “Resultados” permitirá ainda que o eleitor verifique resultados das eleições proporcionais para os deputados estaduais, distritais e federais por meio da geolocalização do aparelho, onde é possível indicar os resultados relativos ao estado em que ele se encontra. O usuário também poderá optar por selecionar outras localizações.
Locais exclusivos para justificativa de votos em Goiás
Nas eleições 2018 em Goiás, 91 mesas receptoras para justificativa de votos estão espalhadas por 18 zonas eleitorais de de maior circulação no estado, mas o TRE explica que os eleitores que estiverem fora do domicílio podem justificar o voto em qualquer seção de votação goiana. Confira:
- Goiânia – Terminal Rodoviário de Goiânia
- Goiânia – Aeroporto Internacional Santa Genoveva
- Anápolis – Escola Estadual Alfredo Nasser
- Aparecida de Goiânia – Cartório Eleitoral de Aparecida de Goiânia
- Caldas Novas – Ginásio Agostinho Gonzaga de Menezes
- Caldas Novas – Ginásio Filostro Machado Carneiro
- Caldas Novas – Ginásio do SESC
- Caldas Novas – Secretaria de Turismo de Rio Quente
- Jataí – Cartório Eleitoral
- Pirenópolis – Fórum
- Pires do Rio – Escola Municipal Parque Infantil Dona Zulmira Gonçalves
- Silvânia – Cartório Eleitoral
- Goiatuba – Posto de Saúde da Serrinha: PSF 403
- Porangatu – Posto Girassol
- Porangatu – Terminal Rodoviário de Porangatu
- Santa Helena de Goiás – Escola Estadual Sebastião Alves Ferreira
- Santa Helena de Goiás – Cartório Eleitoral
- Santa Helena de Goiás – Colégio Estadual Vital de Oliveira
- Santa Helena de Goiás – Escola Municipal Custódio P. Venâncio
- Ceres – Colégio Estadual Gricon e Silva
- Jussara – Colégio Estadual Dom Bosco
- Itajá – Escola Municipal Irai Ferreira de Sousa
- Itajá – Escola Municipal Flores do Cerrado
- Itajá – Escola Municipal Professor Guilherme Queiroz Figueira
- Cachoeira Alta – Fórum da Comarca de Paranaiguara
- Cachoeira Alta – Fórum da Comarca de São Simão
- Goianira – Colégio Estadual da Polícia Militar: CEPM – José de Oliveira
- Goianira – Colégio Municipal José Luiz Bittencurt
- Goianira – Colégio Estadual José Rodrigues Naves
- Formoso – Colégio Estadual Dr. Marco Aurélio
- Formoso – Escola Estadual Ênio Martins Arruda
- Formoso – Colégio Estadual José Porfino de Souza
- Formoso – Escola Estadual Chico Mendes
- Formoso – Colégio Estadual Calumério Rodrigues Galvão
- Luziânia – Escola Municipal Dona Geni da Costa Afonso (Dalva IX)
- Luziânia – Escola Municipal Joaquim Gilberto
- Luziânia – Colégio Estadual Posto Ipê
- Luziânia – Escola Estadual Vasco do Reis Gonçalves
- Luziânia – Escola Municipal Natalhia Aparecida Louzada Alves (Mingone II)