Dez presos foragidos após rebelião no Tocantins morreram em confronto com a Polícia na tarde desta terça-feira (2/10). A informação foi confirmada pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), no estado.
A fuga ocorreu no início da tarde de hoje na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota. Cerca de 20 presos, todos uniformizados, escaparam fazendo uma professora e agentes penitenciários reféns. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que os fugitivos andam pelas ruas com os reféns. Veja:
Rebelião em Araguaína
O motim começou dentro da sala de aula da unidade prisional. Houve um tiroteio e dois agentes penitenciários ficaram feridos. Ainda não há identificação das vítimas, mas eles foram encaminhados para o Hospital Regional de Araguaína.
A Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), responsável pelo Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), informou que a situação na unidade já está sob controle e que neste momento, “uma outra operação está em curso para garantir a recaptura dos fugitivos, que estão cercados em uma área verde. Uma equipe está negociando a rendição dos fugitivos e liberação dos reféns.”
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), pasta responsável pela gestão do Sistema Penitenciário Prisional (Sispen), comunica que alguns reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, iniciaram um motim na tarde desta terça-feira (02), inclusive fazendo servidores reféns.
As forças de Segurança do Estado, juntamente com agentes do Sispen, estão atuando neste momento na unidade no sentido de retomar a normalidade.
Assim que houver informações concretas a respeito da situação da unidade, a secretaria irá informar à imprensa e a sociedade tocantinense.
As Polícias Militar e Civil atuam na operação de resgate, além de vários delegados e do helicóptero da Segurança Pública que dá suporte na busca pelos foragidos.
Outra rebelião no Tocantins
Após a rebelião registrada na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, outro motim foi inciado por presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas. Equipes da Polícia Militar que atendiam a ocorrência em Araguaína também foram até o local dar suporte. A situação foi controlada.