Uma situação inusitada – e preocupante – foi registrada pelo Corpo de Bombeiros no final da tarde desta quarta-feira (26/9). Uma idosa de 62 anos foi perseguida e atacada por uma vaca no meio da rua no município de Anápolis, a 50 quilômetros de Goiânia.
Segundo informações de um jornal anapolino, por voltas das 18h50 uma idosa, de 62 anos, transitava a pé pela rua Ipê Amarelo, no Residencial Aldeia dos Sonhos, extremo da região norte de Anápolis, quando se deparou com uma vaca que vagava no meio da rua.
Ao ver a idosa, o animal começou a perseguí-la. A mulher correu mas acabou sendo atingida pela vaca, que a jogou no chão.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência, e a idosa, que teve ferimentos nos braços e pernas,
Ela foi levada consciente e orientada pelos socorristas ao Hospital Municipal Jamel Cecílio, na Vila Jussara.
Caso de Anápolis mostra que apesar de simpáticas, vacas atacam mais que tubarões
As vacas são animais aparentemente dóceis e simpáticos. Mas elas podem ser fatais. Vacas matam mais que tubarões. Isso mesmo. Embora, os humanos convivam muito mais com elas, costumam associar o perigo a outros animais. No entanto, enquanto tubarões são responsáveis por cerca de 10 mortes por ano ao redor do mundo, cerca de 100 pessoas acabam sofrendo ataques e são pisoteadas por vacas.
O Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), aponta que, apenas entre 2003 e 2007, 108 pessoas foram mortas por vacas nos EUA, ou seja, 21 mortes por ano.
Segundo o CDC, homens e idosos são mais suscetíveis a um acidente com gado. As circunstâncias associadas a esses óbitos incluíram o trabalho em áreas fechadas (33%), movimentação ou pastoreio de gado (24%), carregamento (14%) e alimentação (14%).
A cada três mortes, uma foi causada por animais que já haviam apresentado comportamentos agressivos.