Por pouco uma tragédia. Um homem tentou atear fogo em posto de combustível de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, a 197 km de Goiânia e causa pânico nos clientes e frentistas por volta das 18h de quarta-feira (19/9).
O incidente ocorreu no Posto Sertanejo, que fica próximo à igreja Nossa Senhora Aparecida, na saída para o município de Caldas Novas.
Um homem, que estaria em situação de rua, tira a mangueira da boca do tanque e espalha etanol pelo local. O mesmo frentista que atendia o cliente tenta conter o homem, mas o fogo se inicia.
O fogo dura alguns segundos, enquanto os clientes aceleram os carros e outros abandonam os veículos e correm para longe do estabelecimento.
Outro frentista, no entanto, pega um extintor e apaga o fogo, bem ao lado da bomba. Ao perceber que o frentista se afasta do carro que estava sendo abastecido, o homem pega a mangueira e derrama combustível da bomba.
O frentista que lutou contra o homem, que teve queimaduras leves, engatinha, se desfazendo das chamas.
Para a TV Anhanguera, os frentistas informaram que o homem sofre de problemas mentais. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luziânia informa que o homem foi encaminhado a um hospital de Luziânia. Sem documentos, ele não foi identificado.
Já o frentista que conseguiu evitar a tragédia, já voltou ao trabalho.
Como evitar fogo como em posto de combustível de Luziânia
Não são raros os casos de acidentes em postos de combustíveis, diferentemente do caso acima, que foi proposital. Mas é sempre bom entender e praticar algumas regras que evitem casos semelhantes.
Preste atenção ao entrar no posto, sinalizando e em baixa velocidade e tome cuidado com veículos próximos – qualquer colisão pode ser catastrófica. É preciso lembrar, também, que, além de material inflamável, por ali transitam pedestres, sobretudo os frentistas.
Nunca cigarros podem ser acesos em postos de combustíveis. Bom lembrar. É preciso desligar o carro também e não mexer no celular, porque aparelhos liberam eletricidade estática, ou seja, que inflama gases.
E, claro, acender cigarro – com fósforos e isqueiros que produzem fogo – pode ocasionar tragédias.
Veja vídeo: