Um motorista digiria um carro com 17 pessoas dentro de um carro na BR-040, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a documentação do veículo estava vencida.
O incidente aconteceu na tarde de domingo (16/9), no perímetro urbano da rodovia em Valparaíso de Goiás.
De acordo com informações da PRF, o carro que tinha capacidade para transportar até cinco passageiros, que poderia transportar até 5 pessoas, chamou atenção por estar se locomovendo devagar e muito baixo.
Com isso, os policiais abordaram o veículo e se deparou com a superlotação.
No carro, além de crianças o motorista levava um bebê. Crianças também foram flagradas sendo levadas no porta-malas do veículo. O motorista disse aos policiais que voltava com a família de um clube no Distrito Federal.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido transportar passageiros em carrocerias, salvo em motivo de força maior e com autorização da autoridade competente e na forma estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
As crianças devem ser transportadas com equipamentos de segurança, conforme previsto na Resolução 277 do Contran. A medida estabelece quatro tipos de dispositivos de acordo com a idade do menor: bebê-conforto vale para bebês de até um ano de vida; cadeirinha para crianças de 1 a 4 anos, e assento de elevação, de 4 a 7 anos. Até os 10 anos de idade, o transporte deve ser feito sempre no banco traseiro com o cinto de segurança, de acordo com as instruções do fabricante.
Dicas de trânsito
1 – Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.
2 – Crianças de até 7 anos e meio devem usar os equipamentos de proteção adequados a idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).
3 – Pedestre deve sempre ser respeitado.