De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e tv começa nesta sexta-feira (31/8).
O conteúdo será exibido até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno da eleição, que acontece no dia 7/10. Serão 30 dias de horário eleitoral, visto que a propaganda é exibida de segunda a sábado.
Em caso de segundo turno, a programação recomeça no dia 12 de outubro e segue até o dia 26, dois dias antes da votação que acontece dia 28/10.
Como será a propaganda eleitoral
O horário eleitoral acontecerá em dois blocos por dia, com duração de 25 minutos cada um. Na Tv, o primeiro bloco é exibido às 13h e o segundo às 20h30 e no rádio o primeiro acontece às 7h e o segundo às 12h.
Também haverão inserções de 30 segundos ao longo da programação. Essas inserções precisam ocorrer dentro de três faixas de horários: entre 5h e 11h, entre 11h e 18 e entre 18h e 0h, de acordo com o TSE.
Divisão da propaganda eleitoral
A definição quanto aos dias de exibição e tempo das campanhas leva em conta o cargo em disputa.
Às segundas, quartas e sextas, a programação eleitoral fica por conta dos candidatos que concorrem aos cargos de governador, senador e deputado estadual.
Já as terças, quintas e sábados, os candidatos à Presidência da República e candidatos a deputado federal é que exibem suas campanhas.
A programação dura 25 minutos. Os candidatos à Presidência terão 12 minutos e 30 segundos para exibirem suas propostas. O mesmo tempo é destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal.
Os candidatos a governadores terão 9 minutos de campanha. Mesmo tempo dado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado terão 7 minutos de propaganda eleitoral.
A divisão do tempo é feita de acordo com o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados dos partidos que compõem a coligação de cada candidato. O mesmo critério vale para as inserções de 30 segundos ao longo da programação.
Nesse sistema, oito dos 13 candidatos à Presidência terão direito a menos de 30 segundos por bloco do horário eleitoral. Esses candidatos terão a opção de aparecer em menos dias, mas consequentemente por mais tempo, se preferirem.
Número de candidatos
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 28.306 pessoas no total registraram suas candidaturas para as eleições 2018.
Esses números estão divididos da seguinte maneira para cada cargo:
- 13 candidatos ao cargo de presidente
- 199 candidatos ao cargo de governador
- 353 candidatos ao cargo de senador
- 8.346 candidatos ao cargo de deputado federal
- 17.512 candidatos ao cargo de deputado estadual e 963 ao cargo de deputado distrital