O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran GO) lançou no dia 27 de março, um aplicativo com o intuito de orientar e oferecer maior acessibilidade aos motoristas do estado. Quem dirige pelas ruas de Goiás sabe que nem sempre é possível ter acesso a informações sobre a própria CNH de forma fácil e ágil.
Foi pensando justamente por esse lado que o Detran desenvolveu a ferramenta chamada “Detran GO ON”, que oferece serviços e alertas aos condutores, bem como informações sobre a atual situação de sua carteira de habilitação. Disponível para os sistemas Android e iOS, funciona de forma gratuita e para ter acesso a todos os serviços, basta enviar fotos de documentos pessoais e comprovante de endereço pelo próprio aplicativo.
Quem utiliza a ferramenta pode contar com lembretes sobre o prazo de renovação da CNH, alertas sobre débitos vencidos e que estão prestes a vencer, e alerta também aqueles motoristas que possuem entre 14 e 19 pontos, que por sinal, precisam passar pela reciclagem.
Para otimizar a funcionalidade do aplicativo, os usuários também podem consultar sua aprovação ou reprovação em exames teóricos ou práticos. E não para por aí! Segundo informações cedidas pelo órgão, também é possível acompanhar o andamento de solicitações, verificar prontuários, rastrear como anda a entrega de documentos, dentre outros serviços.
Como a aplicativo é novo, vale considerar que alguns usuários ainda podem se deparar com erros e bugs que impeçam o bom desempenho da ferramenta. No entanto, o Detran GO afirma que investe constantemente para melhorar a usabilidade e fazer com que todos consigam desfrutar de máxima efetividade.
Atualizações são lançadas com regularidade, afim de implementar novos serviços. A última – até o momento de publicação desta matéria – foi feita no dia 15 de junho, inserindo novidades que abrangem: confirmação por SMS, pré-cadastro de Desmonte, melhorias no acompanhamento de solicitações, bem como a correção de alguns bugs.
Serviços que ainda serão lançados no aplicativo do Detran GO
Se você ainda não conhecia o aplicativo e ficou interessado, vale a pena conferir os recursos que ainda serão lançados na ferramenta até o fim do ano. Dá uma olhada!
A partir de 4 de setembro:
Inscrição em curso de reciclagem;
Avaliação dos serviço eletrônicos;
Agendamento de serviços em pontos de atendimento;
Solicitar restituição de taxa não utilizada ou paga em duplicidade.
A partir do dia 4 de outubro:
Solicitar liberação de CNH apreendida;
Solicitar inclusão de comunicado de venda;
Emissão de CNH definitiva.
A partir do dia 6 de novembro:
Envio de notificação push – Credenciamento realizado;
Envio de notificação push – Segunda via de CNH disponível;
Envio de notificação push – Primeira via de CNH disponível;
Envio de notificação push – Credenciamento a vencer;
Envio de notificação push – CRLV disponível para retirada em um ponto de atendimento ou correios, com sua respectiva rastreabilidade.
A partir do dia 6 de dezembro:
Envio de notificação push – Informação de isenção ou descontos nos débitos do veículo;
Envio de notificação push – CNH Apreendida;
Envio de notificação push – CNH Suspens.
Documento de carro também ganha versão digital
Além do aplicativo disponibilizado pelo Detran GO, também é de conhecimento popular que a CNH digital já está disponível. Visando facilitar ainda mais a vida dos condutores, também há um projeto que pretende lançar até o fim do ano, a versão digital para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em todos os Detrans. Tal medida é mais uma evolução para o aplicativo CNH digital, que agora conta também com o CRLV eletrônico.
A partir do momento em que estiver disponível em todo o país, será uma excelente forma para evitar fraudes, uma vez que o aplicativo fornecerá dados que permitem às autoridades a identificação de qualquer tipo de falsificação no documento físico.
A novidade já começou a ser implementada nesta segunda (27), e o Distrito Federal foi o primeiro a ser beneficiado. A intenção é de que seja lançado gradualmente em cada estado.
De acordo com Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa: “É muito importante esse tipo de comodidade. Se a pessoa possuir certificado digital, poderá usar o mesmo aplicativo da CNH – e a partir do portal do Denatran. Caso o celular com a CNH e CRLV digitais seja roubado ou perdido, basta ao usuário bloquear o documento, se tiver o certificado digital, poderá fazer isso no mesmo portal do Denatran e solicitar o bloqueio remoto”.