O deputado federal Jovair Arantes (PTB) e outras 25 pessoas foram denunciadas nesta segunda-feira (27/8) pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, por supostas fraudes no Ministério do Trabalho. Eles são investigados na Operação Registro Espúrio, que apura fraudes na concessão de registros sindicais.
Além de Jovair, nomes como o do ex-ministro da pasta, Helton Yomura, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, e a deputada federal Cristiane Brasil (PTB) também aparecem na lista de denunciados.
De acordo com a operação, deflagrada em maio deste ano pela Polícia Federal (PF), o deputado goiano é acusado de integrar um chamado núcleo político do esquema no MT, que indica e mantém pessoas ligadas ao grupo em funções comissionadas na pasta. Ainda segundo a denúncia,o grupo também captaria vantagens indevidas, por meio de manipulação dos processos de registro sindical.
A Procuradoria Geral da República (PGR) divide o funcionamento do suposto grupo em cinco núcleos, sendo quatro denunciados: político, sindical, administrativo e captador.
Jovair Arantes e os outros 25 denunciados
Além dos nomes já citados acima, Paulinho da Força (SD-SP), Wilson Filho (PTB-PB), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e os sobrinhos de Jovair, Leonardo Arantes, ex-secretário-executivo do MT, e Rogério Arantes, ex-diretor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), também aparecem na lista.
Confira abaixo a lista dos 26 denunciados pela Operação Registro Espúrio.
- Ademir Camilo Prates Rodrigues
- Adriano José Lima Bernardo
- Carlos Cavalcante de Lacerda
- Cristiane Brasil Francisco
- Helton Yomura
- Jéssica Mattos Rosetti Capeletti
- João Bertolino de Oliveira Neto
- José Wilson Santiago Filho
- Jonas Antunes de Lima
- Jovair de Oliveira Arantes
- Júlio de Souza Bernardes
- Leonardo Cabral Dias
- Leonardo José Arantes
- Luís Carlos Silva Barbosa
- Marcelo de Lima Cavalcanti
- Maurício Moreira da Costa Júnior
- Nelson Marquezelli
- Norberto Paulo de Oliveira Martins
- Paulo Pereira da Silva
- Paulo Roberto Ferrari
- Renata Frias Pimentel
- Renato Araújo Júnior
- Roberto Jefferson Monteiro Francisco
- Rogério Papalardo Arantes
- Sílvio Barbosa de Assis
- Verusca Peixoto da Silva
Resposta de Jovair Arantes
Em nota divulgada pelo G1, a assessoria do deputado federal diz que ele recebeu a denúncia com grande perplexidade e que Jovair só vai se manifestar “depois de conhecer o inteiro teor das acusações”.
Veja a nota na íntegra:
“É com enorme perplexidade que o deputado federal Jovair Arantes recebe a notícia de que, na data de hoje, a Procuradoria-Geral da República ofereceu denúncia em seu desfavor, sobretudo porque, nos seus mais de 30 anos de vida política, sempre direcionou seus esforços à consecução dos interesses públicos.
De todo modo, considerando que o acesso à denúncia ainda não foi assegurado à sua defesa, o deputado se reserva ao direito de se manifestar, tão somente, depois de conhecer o inteiro teor das acusações equivocadamente delineadas contra si, mantendo-se confiante de que o Poder Judiciário reconhecerá que, no que diz respeito a Jovair Arantes, não há que se falar em qualquer desvio que macule a sua reputação.”