Uma extensa programação multicultural, inclusiva, acessível e democrática irá tomar contado Centro Cultural Martim Cererê, em Goiânia, durante todo o mês de julho, com o festival Viva Cererê!.
Durante todas as semanas do mês, sempre de quinta-feira a domingo, a Volume Bom Associação Cultural e a Monstro Discos ocuparão o Centro Cultural Martim Cererê com shows, teatro, dança, cinema e oficinas. E tudo com entrada gratuita.
O lançamento do festival Viva Cererê! será nesta sexta-feira (23/6), a partir das 19h, com bar, food trucks e discotecagens do Coletivo Odara e Ivan Pedro. Na data, produtores do evento irão apresentar ao público, imprensa e convidados toda a programação do mega festival.
O Viva Cererê! é um projeto de ocupação do centro cultural que foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC) num edital de 2017, mas os recursos foram disponibilizados apenas no final de 2021.
Como ainda estavam em vigor decretos que proibiam a realização de eventos – devido à pandemia de coronavírus – e depois o espaço ficou fechado para reformas, somente agora o festival será realizado.
Programação
A programação do Viva Cererê! irá acontecer de 1º a 30 de julho, sempre de quinta a domingo, começando pela manhã e encerrando somente à noite. Todos os dias, os teatros Pyguá e Yguá e a área externa do centro cultural Martim Cerrerê receberão oficinas, espetáculos de teatro e dança, exibição de filmes e shows musicais.
Os detalhes da extensa programação multicultural de ocupação do espaço serão apresentados nesta sexta-feira, mas é certo que o Viva Cererê! contará com shows de artistas como Carne Doce, Violins, Caboclo Roxo, Hellbenders, Luis Thunderbird & Tatá Aeroplano, Hillbilly Rawhide, Corazones Muertos e Doctor Crazy.
Além disso, espetáculos de teatro da companhia Nu Escuro, de dança com Giovana Consorte, de circo com o Duo Fiti&Paldi, e exibição de documentários como Geração Baré Cola (sobre a história do rock de Brasília) e Você Não Sabe Quem Eu Sou (que conta a história do vocalista Nasi, da banda Ira!), entre outros.
O mega festival conta ainda com uma série de oficinas de formação e qualificação profissional nas diversas áreas culturais: dança, teatro, música, cinema e produção cultural.
Referência
Viva Cererê! pretende ocupar e celebrar um dos espaços mais importantes e tradicionais da cultura de Goiás. Localizado no Setor Sul, onde antes eram dois reservatórios de água da Saneago, o Centro Cultural Martim Cererê foi inaugurado em outubro de 1988.
Logo, se tornou uma referência em todo o País e fundamental para o fomento, a divulgação e a disseminação da produção cultural de todo o Estado.
Com dois teatros fechados (Pyguá, que em xavante significa “caverna de água”, e Yguá, que significa “lugar de guardar água”), um teatro de arena (Ytakuá, “buraco na pedra”) e uma área externa com bar.
O espaço já abrigou importantes eventos culturais como o Cabaré Goiano, Ju Onze&24, espetáculos de dança, circo, feiras e grandes eventos de música como o Goiânia Noise Festival, Vaca Amarela e Bananada, entre outros.
Serviço: Lançamento do festival Viva Cererê! | Goiânia
Quando: Sexta-feira, 23/6, às 19 horas
Onde: Centro Cultural Martim Cererê (Rua 94-A, Setor Sul)
Entrada: Gratuita