Está com saudade daquele clima de concurso de boteco, em que a criatividade dos concorrentes é testada e o resultado são receitas deliciosas? Pois, seu momento chegou! Depois de quatro adiamentos, por causa da pandemia de Covid-19, o Comida di Buteco, um dos mais tradicionais e reconhecidos concursos do segmento, volta a acontecer em Goiás, de 30 de julho a 29 de agosto. Assim, 31 botecos em Goiânia e Aparecida de Goiânia disputam o título de melhor boteco da região.
Como ainda há restrições sanitárias e de distanciamento para conter o alastramento da doença, a 13ª edição do Comida di Buteco no Estado terá formato híbrido. Ou seja, combina experiências presenciais, nos estabelecimentos, com o delivery (com pedidos por ligação ou mensagem de Whatsapp) e o take away, em que o consumidor retira seu pedido no bar.
Dessa forma, quem não se sente confortável de se sentar numa mesa de boteco poderá experimentar os petiscos inscritos no concurso em casa, algo inédito na história da competição, que contabiliza 21 edições nacionais. Porém, a votação popular restringe-se a quem consome no local, uma vez que a avaliação é mais ampla, com critérios que não se limitam à comida.
Para o Comida di Buteco, os participantes desenvolveram receitas de petiscos contendo uma ou mais raízes, uma vez que este é o item obrigatório em 2021. Além disso, para equilibrar a disputa, todos os pratos têm preço fixo de 27 reais.
Como funciona o concurso Comida di Buteco
Na primeira etapa, em cada uma das cidades ou regiões participantes, como é o caso de Goiás, os botecos apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. Durante cerca de um mês, o público e um corpo de jurados visitam os botecos, votam e elegem o campeão. Para chegar ao resultado são avaliadas quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Assim, o petisco corresponde a 70% do peso da nota. As demais categorias a 10% cada uma. Além disso, voto popular, feito por meio de fichas distribuídas nos botecos, vale 50% do peso total. Já o voto dos jurados completa os outros 50%. Depois de eleito o campeão regional, há a etapa nacional.
Nesta fase, uma nova comissão de jurados é escolhida e visita os campeões regionais, avaliando novamente as quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão local recebe três jurados até a escolha do “Melhor Buteco do Brasil”, que será anunciado em outubro.
Projeto “Salve os Butecos”
Para fomentar os botecos, que a organização do concurso caracteriza como pequenos negócios familiares, e que sofreram por fechamentos durante o período mais restritivos de circulação da pandemia, foi criado um movimento, chamado “Salve os Butecos”. O objetivo é gerar fluxo de caixa para os estabelecimentos com doações, arrecadando R$ 3 milhões, entre julho e agosto. A organização afirma que o valor será divido igualmente entre os participantes do concurso.
As doações podem ser feitas pelo Banco Santander (033), agência 1595, conta 130023050, Comida di Buteco Produções Gastronômicas Ltda., CNPJ: 06.204.569/0001-55. É possível acompanhar o “butecômetro”, que monitora os valores arrecadados, no site do evento. Segundo levantamento da organização, “do total de botecos previstos para o concurso, 30% tiveram as portas fechadas de 2020 a 2021”.
Confira a lista de botecos e petiscos
Goiânia
Bar do Chicão
O petisco desenvolvido para o Comida di Buteco é o Casal Raiz. Assim, a receita é um creme de inhame e cará com frango desfiado e muçarela. Ficou com vontade?
Bar do Dodô
O Bar do Dodô apresenta o Carne Papagaio. O petisco tem carne serenada na banha de porco e servida com batata-doce e chutney de abacaxi. Ou seja, vai agradar quem gosta de um agridoce.
Bar Frango Gaúcho
Tem o Picadinho Frango Gaúcho, que é um picadinho de filé-mignon na ponta da faca, salteado com cebola e o próprio molho em cama de musseline de batata perfumada com pequi. Dessa forma, o bar traz um pouco de sabor e referências regionais.
Bar Ponto 18
O petisco Na Raiz é um bolinho de massa de batata recheado com almôndega de pernil, calabresa e queijo. Além disso, companha molho vermelho cremoso à base de tomate com queijo e um toque de gengibre.
Buteco do Zé Abílio
O Buteco do Zé Abílio criou o Costela do Zé. Assim, durante o período do concurso Comida di Buteco, o público poderá experimentar um assado de tiras de angus servido com farofa, vinagrete e repolho temperado.
Buteko do Peixe
O Buteko do Peixe tem como petisco do Comida di Buteco, o Lombo de Tilápia à Milanesa. Neste caso, a tilápia à milanesa é coberta de sementes de gergelim. Tem ainda purê de batata e geleia de pimenta.
Camargos Chopp
O boteco desenvolveu o petisco Musseline no Pão Italiano. Assim, a receita é uma musseline de carne de sol e batata-baroa servida no pão italiano.
Capela Rangos i Biritas
O petisco Cará Uai é uma massa de cará recheada com muçarela, presunto, tomate, azeitona e queijo prato. Quem aí ficou com vontade de experimentar?
Casarão do Pastel
O petisco inscrito no Comida di Buteco é o Crosta Du Cerrado. A receita é uma crostini ao sabor de pequi, guarnecida com pernil de lata frito em banha de porco e mergulhado em bobó de batata. Além disso, tem ragu de jiló com guariroba.
Churrasquinho do Dedé
O boteco apresenta ao público Mini kaftas, feitas de carne bovina e frango, servidas com molho.
Costela e Cia
Esse nome vai te deixar curioso: Boi e Salsa. O prato consiste em uma costela no bafo regada ao molho de cerveja escura, com champignon. Além disso, tem fritas de batata-salsa ao requeijão com parmesão ralado e paçoca de costela seca como acompanhamento.
Del Lest Bar e Conveniência
Esse nome de petisco cria muita expectativa na gente! É o Do Bão e do Mió. Assim, a receita tem contra-filé grelhado na panela de ferro temperado com sal, alho e chimichurri. É servido com molho cremoso de alho e ervas e batata-doce chips.
Dom Cirus
O Dom Cirus entra na competição, com a fama e o legado de tricampeão do Comida di Buteco local. Assim, o petisco da vez é o Intreveiro Goiano: pernil desfiado com chips de cará.
Dom Pedro Bar e Cozinha
O boteco do Centro de Goiânia aposta no Escondidinho de cenoura e carne de sol para se destacar no concurso. E, se você reparar bem nas receitas é a primeira vez que a raiz escolhida (item obrigatório no petisco desse ano) para a receita é cenoura!
Empório Monte Líbano
No Empório Monte Líbano, o petisco é o Disco do “Brimo”. Ou seja, um disco de batata recheado com muçarela e acompanhado de molho de coalhada com mostrada e ketchup. Um detalhe é que a receita é vegetariana!
Gota Azul Bar
O boteco Gota Azul Bar aposta no Disco do Gota no concurso Comida di Buteco 2021. Assim, a receita é um disco de carne suína servido com verde adocicado. Esse “verde” é um mistério pra gente também… só experimentando para descobrir!
Gurupi Restaurante
O bar no Setor Itatatiaia escolheu para a disputa uma receita com nome inusitado: Carachamba. Trata-se de um bolinho de massa de cará com recheio de chambaril.
Jajá Drinks
O Jajá Drinks apresenta uma receita que já tem o coração de muita gente, a coxinha. O petisco Coxinha di Buteco é uma coxinha recheada com carne de sol.
Limas Bar
O Limas Bar traz para o concurso os Disquetes. Assim, o petisco consiste em discos de peixe com creme de queijo acompanhado de batatas marinadas.
Macambiras Bar
O Macambiras Bar concorre no Comida di Buteco com o Bolinho de Burrata. Os ingredientes da receita não foram divulgados pelo boteco. Mas só de ser burrata… é de ficar curioso!
Rancho 55
O petisco Quadradinho de Oito, receita escolhida pelo participante do concurso Comida di buteco, Ranho 55, tem quadrados de carne suína e de frango, recheados com muçarela.
Restaurante e Bar Village 33
O petisco Salteada 33, no Restaurante e Bar Village 33, tem rodelas de calabresa frita e cenoura salteada no azeite e mel. Além disso, acompanha fatias de queijo fresco.
Tela Quente
A receita do Disquinho de Mandioca Tela Quente consiste em disquinhos de mandioca com carne de sol tradicional do boteco.
Troppo Restaurante e Chopperia
O Achadinho do Troppo tem na receita purê de mandioca coberto por carne-seca desfiada e puxada na manteiga do sertão com cebola roxa e cebolinha.
Woodstock Rock Bar
O petisco Genitura Goiana, do Woodstock Rock Bar, tem base de mandioca cremosa e crocante aromatizada com casaca de jatobá do campo. Além disso, galinha caipira desfiada aromatizada com pimenta macaco e molho romesco do cerrado com cenoura e gengibre. O acompanhamento é couve refogada.
Aparecida de Goiânia
Bistrô Chica Doida
O Bistrô Chica Doida, em Aparecida de Goiânia, apresenta um petisco que vai gerar curiosidade: Brigadeiro de Picanha. Assim, a receita tem bolinhas de picanha recheadas com muçarela, fritas e acompanhadas de geleia de pimenta.
Boteco do Filhote
O Boteco do Filhote terá como petisco o Ouriço do Cerrado. Trata-se de um bolinho defumado e crocante de massa de batata com mix de queijos. Além disso, é recheado com tilápia grelhada no azeite extra virgem. Acompanha também molho de alcaparras e uma refrescante geleia de pimenta com gengibre.
Caldos Imola
O petisco Rolezinho Cerenado é um rolinho de bife bovino serenado e recheado com bacon e cenoura. Além disso, tem farofa de pão e queijo curado de acompanhamento.
Frango Rei
O boteco Frango Rei desenvolveu para o concurso Comida di Buteco a Costela com batata-doce. A receita é costela desfiada com purê de batata-doce.
Savana Cervejaria
A Savana Cervejaria apresenta o petisco Almôndegas à parmegiana. Os bolinhos de carne são acompanhados de purê de batata-doce.
Varanda Bar e Restaurante
Para o concurso, o Varanda Bar e Restaurante preparou o petisco Kafta aberta com chips de cará, forrado com purê de batata-doce. A receita tem uma carne de kafta coberta com bacon, recheada de azeitona picada, calabresa, tomate e creme de muçarela, e forrada de purê de batata-doce. Além disso, tem chips de cará como acompanhamento.