O chef goiano Gilmar Borges foi indicado à maior premiação da gastronomia brasileira em 2021, que é o Prêmio Nacional Dólmã. O concurso, que reconhece chefs, cozinheiros e profissionais de cozinha, vai acontecer de 1 a 3 de dezembro, em Belém. Gilmar é embaixador da Gastronomia por Goiás, um reconhecimento que é vitalício e pode ser concedido um ano após o exercício do Dólmã, neste caso, local. Assim, não é a primeira vez que Gilmar concorre a honraria concedida pelo Comitê da Gastronomia Brasileira.
A premiação de Gilmar Borges como melhor Chef do Estado de Goiás aconteceu em 2018. Como embaixador, ele assegurou, neste ano, a vaga como representante do Centro-Oeste para a disputa do Prêmio Dólmã nacional. O chef desenvolve projetos para resgatar a Gastronomia Raiz Ancestral Brasileira. O objetivo é valorizar a conexão com o Cerrado, por meio do uso de ingredientes disponíveis no bioma, bem como a agricultura familiar.
Conheça mais sobre a trajetória do chef Gilmar Borges
Enquanto pesquisador, Gilmar também difunde seus conhecimentos pelo Brasil sobre a diversidade da cozinha nacional e se dedica ao resgate de tradições gastronômicas. Além disso, o chef goiano está à frente do festival Cozinha Raiz, que acontece em Goiás enaltecendo a cultura difundida pela comida.
Assim, para resgatar a cozinha ancestral goiana, o festival propõe atividades como workshops, aulas, saraus gastronômicos, visitas técnicas e degustações. Grandes nomes da gastronomia nacional já marcaram presença no evento, o que possibilita um intercâmbio. A ideia é valorizar a gastronomia de Goiás e somar para o desenvolvimento da alta gastronomia no Brasil.