Os mais de 470 animais de 120 espécies que vivem no Zoológico de Goiânia estão recebendo atenção devido às altas temperaturas e a baixa umidade desta época na capital goiana.
Segundo a prefeitura de Goiânia, a missão é a de “garantir o bem-estar desses animais, os servidores estão tendo cuidado especial com a alimentação”.
Os veterinários elaboraram um cronograma de enriquecimento alimentar com a inclusão de picolés de carne para os animais carnívoros e de frutas para os primatas e aves.
No período de seca, a quantidade de frutas e folhas é reforçada. É importante ressaltar que os picolés são complemento na alimentação dos animais e há tipos específicos para cada espécie.
Mais ações no Zoológico de Goiânia
De acordo com o presidente da Agência Municipal de Turismo e Lazer de Goiânia (Agetul), Valdery Júnior, também é realizada a troca de água dos tanques dos animais diariamente.
“Tudo para manter o local dos animais o mais fresco possível. Por este motivo, foram instalados aspersores de água para refrescar o local onde vivem”.
Valdery Júnior destaca ainda que os animais recebem variações nas alimentações, como castanhas e mel, frutas batidas ou em pedaços, entre outros.
“Fazemos de tudo para tentar não enjoar os animais, por isso realizamos essas constantes trocas. Até o formato do corte das frutas é alterado. Se eles estão bem, nós também ficamos”, finalizou o presidente.