A Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, inaugura nesta quinta-feira (18/5), às 18h, três exposições simultâneas com obras dos artistas Leandro de Araújo Moura, José Alecrim e Aissi Kárita.
As mostras Vestígios, Perfis Originários – Retratos a Lápis de Um Brasil Ancestral, e Afrofuturar – Caminho Ancestral, estarão expostas na Grande Sala. A visitação pública segue até dia 30 de junho, e a entrada é gratuita.
A exposição Vestígios, de Leandro de Araújo Moura, tem curadoria de Andrés I. M. Hernández. Dessa forma, traz na obra parte do embate preliminar entre tradição e modernidade flertando com o realismo fantástico, “suscitando o estranhamento por meio da provocação surrealista”.
Composta por 11 impressões em tecido transparente, além de objetos coletados e áudio incidental, a exposição exibe imagens realizadas no ano de 2021 a partir de fotografias feitas em residências em demolição no Setor Marista, construídas na década de 1970.
As mostras Perfis Originários – Retratos a lápis de um Brasil ancestral, de José Alecrim, e Afrofuturar – caminho ancestral, de Aissi Kárita, são realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
O objetivo é descolonizar o olhar e trazer referências visuais afrocentradas e dos povos originários.
Após período de exposição na Vila Cultural Cora Coralina, os trabalhos irão percorrer escolas, de forma Itinerante. A proposta busca descentralizar a arte, tornando acessível a experiência da visitação de obras artísticas e estimulando os estudantes de todas as regiões do Estado.
Sobre os artistas
Leandro de Araújo Moura tem formação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), e trabalhou com fotografia publicitária por 20 anos.
Uma necessidade inata de investigação das profundezas da alma dirige a pesquisa artística do artista que também tem o tempo como forte protagonista. Utiliza como mídia a fotografia, cerâmica, monotipia e instalação.
Aissi Karita é arte/educadora, ilustradora, bacharelada e licenciada em Artes Visuais/Licenciatura, e mestra em Arte e Cultura Visual, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Ilustrou o livro “Contribuições da Diáspora Africana”, na Cultura Brasileira, é integrante do Grupo TeCer: Território Cerrado e atua como professora formadora.
José Alecrim é indígena, sua família tem origem de Kanela (Barra do Corda – MA) e ascendência Krahô. Designer graduado pela Pontifica Universidade Católica (PUC GO) e pós-graduando em ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Seu trabalho tem foco na educação antirracista, visualidade, multidiversidade dos povos indígenas, migrações, retomadas e presença dos povos indígenas nas cidades.
Visitas guiadas na Vila Cultural Cora Coralina
A Vila Cultural Cora Coralina disponibilizará visita guiada com os artistas sobre o processo de criação e importância cultural das obras, que poderão ser agendadas pelo telefone (62) 3201-9863, ou pelo e-mail: vilacultural.coracoralina@
No e-mail deverá ser indicado o número de pessoas envolvidas e o contato do responsável por acompanhar o grupo até o espaço, além dos horários disponíveis abaixo.
As visitas serão realizadas nos dias 30 de maio, e também, 6, 13 e 20 de junho. Assim, sempre acontecerão às 10h e também às 15h.
Serviço: Exposições: Vestígios, Perfis Originários – Retratos a lápis de um Brasil Ancestral e Afrofuturar – Caminho Ancestral | Vila Cultural Cora Coralina
Abertura: Quinta-feira (19/4), às 18h
Onde: Grande Sala, Vila Cultural Cora Coralina, Rua 3 – Centro
Visitação: 18/5 a 30/6/ 2023 | De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada: Gratuita