A Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, inaugura nesta terça-feira (30/5), às 18h, a exposição “Elástica dimensão Viril” do artista Ronaldo Paixão, e a exposição fotográfica “Pluralidades: Beleza da Mulher Negra”, dos fotógrafos Cássio Cardoso, J. Júnior e Eduarda Ribeiro. A entrada é gratuita.
A mostra individual “Elástica dimensão Viril”, do artista goiano Ronaldo Paixão e curadoria compartilhada de Gilmar Camilo, é constituída de 31 desenhos e 11 esculturas produzidas entre 2020 e 2022.
Assim, tem como ponto de partida a leitura e as impressões do artista a partir do filme E Então Nós Dançamos (2019), do diretor sueco-georgiano Levan Akin.
As obras foram produzidas em médios e pequenos formatos em papel e argila, técnicas artísticas ancestrais a serviço da produção contemporânea do artista, que também se desdobram em obras digitais do desenho à animação. A classificação indicativa desta exposição é 14 anos.
Valorização da beleza negra
A exposição fotográfica “Pluralidades: Beleza da Mulher Negra”, sob coordenação da jornalista Francis Telles, reúne fotos das três edições do projeto. A mostra acontece na Sala Antônio Potero, na Vila Cultural Cora Coralina.
Segundo Francis, o trabalho surgiu do desejo de criar algo que valorizasse a beleza da mulher negra de forma criativa, em pontos turísticos de Goiânia, com destaque para a beleza e cultura do povo negro, destacando traços marcantes, cabelos crespos e acessórios africanos, presentes na cultura brasileira.
As modelos são mulheres anônimas que foram escolhidas para representar os vários tons de pele, traços marcantes dos ancestrais africanos e diversos tipos de cabelos.
“A mulher negra é única em sua beleza, miscigenada e plural em todos os sentidos. Devemos mostrar a riqueza da nossa beleza, quebrar padrões impostos por uma sociedade que desrespeita essa diversidade e seguimenta oportunidades”, diz Francis.
A exposição já passou por diversas cidades do Estado, entre elas Anápolis, Goianira e Trindade. Essa é a primeira vez que são expostas as três edições do projeto.
A Vila Cultural Cora Coralina é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Serviço: Exposições “Elástica dimensão Viril” e “Pluralidade: Beleza da Mulher Negra” | Vila Cultural Cora Coralina
– Exposição Elástica dimensão Viril
Abertura: Terça-feira (30/5), às 18h
Período da mostra: De 1/6 a 23/6
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23, esquina com Rua 3 – Centro
– Exposição Pluralidade: Beleza da Mulher Negra
Abertura: Terça-feira (30/5), às 18h
Período da mostra: De 30/5 a 13/6
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Sala Antônio Poteiro – Rua 23, esquina com Rua 3 – Centro