A 3ª edição do Goyazes Festival de Fotografia inaugura quatro exposições nesta quinta-feira (11/7), às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia. A entrada gratuita. O festival visa comunicar e democratizar a arte fotográfica em Goiás.
As exposições, que vão até o dia 8 de agosto, são: “Imagens Resolutivas”, uma mostra internacional em parceria com o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF); e “Foto em Pauta na Estrada”, que reúne mostras nacionais em parceria com o Foto em Pauta – Festival de Fotografia de Tiradentes.
Além disso, “Kim-Ir-Sen: o que o coração vê”, mostra fotográfica comemorativa aos 50 anos de carreira do fotógrafo documentarista Kim-Ir-Sen; e “Prêmio Goyazes”, que reunirá os trabalhos dos fotógrafos premiados via convocatória estadual do Festival de 2024.
Nesta edição, o Goyazes Festival promove um diálogo com outros festivais do país, convidando o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF), uma ação cultural que acontece bienalmente, promovendo diálogos e reflexões sobre o universo fotográfico ligado a pesquisas e investigações no campo das poéticas visuais.
A exposição fruto dessa parceria será Imagens Resolutivas, com curadoria de Bruno Vilela e Guilherme Cunha, organizadores do FIF-BH.
A exposição Foto em Pauta na Estrada é uma mostra coletiva em parceria com o Festival de Fotografia de Tiradentes, que apresentará o resultado de viagens realizadas pelos curadores Eugênio Sávio, João Castilho e Pedro David pelas regiões Centro-Oeste, Norte e Sul do país, em busca da produção fotográfica dessas regiões.
Entre os anos de 2018 e 2020, eles percorreram 11 capitais do Brasil na busca das fotografias que serão apresentadas nessa exposição, durante o Goyazes Festival de Fotografia.
Com curadoria de Milton Guran, a exposição Kim-Ir-Sen: o que o coração vê, apresenta uma síntese da vasta obra do autor, um dos mais renomados fotógrafos documentaristas, com sólida formação técnica e larga experiência como fotojornalista e no campo da antropologia visual.
O 3º Goyazes Festival de Fotografia conta com apoio financeiro do Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes e do Fundo de Arte e Cultura (FAC), ambos mecanismos operacionalizados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Programação paralela
Além das quatro exposições, o 3º Goyazes Festival de Fotografia oferecerá, durante nove dias, palestras, oficinas, mesas redondas, leituras de portfólio, troca de fotografias, projeções externas, lançamentos e intercâmbio de livros.
Outros convidados, também reconhecidos no cenário da fotografia brasileira estarão presentes dentre eles Juan Esteves, João Kulcsar, Milton Guran, Eugênio Sávio, Divino Sobral, Bruno Vilela, Guilherme Cunha, Guilherme Ghisoni, Samuel de Jesus, Deborah Borges, Júlia Mariano, João Castilho e Pedro David, dentre outros.
Inclusão e acessibilidade
O Festival incentiva a participação de pessoas idosas e crianças em suas atividades por meio de visitas mediadas e oficinas destinadas a esse público. Nesta edição, disponibilizará uma oficina aos integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade – UNATI (projeto de extensão da PUC-GO), a ser ministrada pela professora Déborah Borges e também uma oficina dedicada às crianças visitantes do Festival. A atividade será coordenada pela prof. Júlia Mariano.
O Festival se atém também às questões de acessibilidade, buscando incluir e promover independência de pessoas com deficiência na participação das atividades propostas. O espaço do evento conta com elevador de acesso para cadeirante e pessoas com mobilidade reduzida e também com QR Code com audiodescrição das exposições.
A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secult Goiás, funciona de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. É permitida a entrada com animais de estimação, desde que devidamente encoleirados.
Serviço: Vila Cultural Cora Coralina recebe quatro mostras simultâneas do 3º Goyazes Festival de Fotografia
Abertura das exposições: 11 de julho de 2024 | 19h
Visitação: 12 de julho a 8 de setembro de 2024, das 9 às 17 horas (segunda a domingo)
Programação: https://goyazes.art.br/o-goyazes/ | @vilaculturalcc | @waimagem |
Onde: Vila Cultural Cora Coralina – Rua 23 com rua 3 – Centro
Agendamentos: 62 3201-9863 | [email protected]
Mais informações: [email protected]