Na próxima segunda-feira (24/5) acontece o feriado da Padroeira de Goiânia, data em que é celebrado o dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Assim, por causa do feriado, há mudanças nos atendimentos dos órgãos municipais. De acordo com a prefeitura, atividades que exigem plantão permanente, como serviços de saúde e limpeza pública, não sofrerão alterações. Abaixo você você confere o que abre e o que fecha em Goiânia.
O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas) afirma não ver obstáculos para as lojas de rua, shopping centers e de galerias comerciais da capital abrirem neste feriado do Dia da Padroeira de Goiânia. Porém, para resguardar as lojas que abrirem, é recomendado que as empresas comuniquem ao sindicato laboral a intenção de convocar os empregados para trabalharem na segunda.
O shopping Flamboyant tem funcionamento facultativo de lojas, das 12h às 22h. A área de alimentação funciona das 12h às 22h. No shopping Cerrado, as lojas funcionam das 14h às 20h, podendo abrir em horário ampliado, das 10h às 22h. A área de alimentação abre das 11h às 22h. Os demais shoppings de Goiânia ainda não confirmaram como será o funcionamento.
As agências do Vapt Vupt na capital vão funcionar em horário especial. Assim, as unidades localizadas no Araguaia Shopping, Buena Vista, Campinas, Cidade Jardim, Lozandes, Mangalô, Passeio das Águas, Praça Cívica e Praça da Bíblia funcionam das 8h às 13h. Além disso, a agência do Shopping Bougainville terá expediente entre 10h e 15h. Já os pontos de atendimentos do Portal Shopping e Shopping Cerrado terão atividade entre as 11h e as 16h.
As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-Goiás) fecham no feriado da Padroeira de Goiânia.
O que abre e o que fecha no feriado da Padroeira de Goiânia
Na saúde, as unidades 24 horas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia abrem normalmente para atendimentos dos casos de urgência e emergência, conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.
O Departamento de Controle de Zoonoses funciona normalmente na segunda-feira, com a Gerência de População Animal e Controle Vetorial.
Para as situações de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. O serviço conta com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
O funcionamento do transporte coletivo, de acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), será reduzido. Assim, a circulação dos ônibus neste feriado será com a planilha de sábado, para atendimento estimado em 118 mil passageiros durante todo o dia.
Funcionamento de mais serviços
Neste feriado da Padroeira de Goiânia, a Comurg funciona com serviços de varrição, coleta de lixo orgânico e seletivo e de resíduos infectantes. Além disso, com os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos.
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando a busca por pessoas em situação de rua, ao longo das 24 horas do dia. Assim, a população também pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia também funciona 24 horas por dia.
Outras unidades que também têm atividades normais durante o período são a Casa da Acolhida (62 3524-2480), o SOS Criança e Complexo 24 Horas (62 3524-1859 /62 3524-1856) e o Residencial Professor Niso Prego (62 3524-1882).
A Rede Atende Fácil, o Zoológico de Goiânia e o Parque Mutirama não abrirão durante o feriado da Padroeira de Goiânia. Dessa maneira, atendimento e visitação serão retomados normalmente na terça-feira (25/5).
A Prefeitura de Goiânia ressalta ainda que as regras sobre o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos continuam valendo para quem frequentar os espaços públicos da cidade no feriado.