Os professores serão a próxima categoria profissional a participar da vacinação contra a Covid-19, segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O anúncio foi feito na segunda-feira (26/4). “Antes do final do mês de maio vocês (professores) já vão entrar na vacinação, para voltar a ter uma vida normal nas escolas no segundo semestre”, afirmou.
De acordo com o governo de Goiás, com o avanço da vacinação de idosos, será possível vacinar novos grupos prioritários, como os professores. A determinação segue o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Assim, seguindo este plano, trabalhadores da saúde, servidores da segurança pública e de salvamento, bem como forças armadas já foram vacinados prioritariamente.
Segundo o governador, após os professores receberem a vacinação contra a Covid-19, a expectativa é do retorno às aulas presenciais a partir do mês de julho.
A vacinação em Goiás
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), até o último sábado (24/4), foram aplicadas 797,3 mil vacinas contra a Covid-19 referentes à primeira a dose no Estado. Além disso, em relação à segunda dose, foram imunizadas 303,2 mil pessoas. Assim, Goiás recebeu mais de 1,6 milhão doses de imunizantes, sendo 1,2 milhão da CoronaVac e 457,2 mil da AstraZeneca.
Na madrugada da última sexta-feira (23/4), Goiás recebeu 107,4 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Este 14º lote tinha 86 mil unidades da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 21,4 mil da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. Das 107,4 mil vacinas recebidas, 86.055 são para a primeira dose e o restante para segunda dose. Um novo lote deve ser recebido até o fim desta semana.
*Com informações da Secom