Foi aprovada na tarde desta quinta-feira (27/5), durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde, a sugestão para que a vacinação contra a Covid-19 de grupos prioritários e da população em geral seja feita por ordem decrescente de idade. Assim, o Plano Nacional de Imunização (PNI) será alterado, e nas próximas remessas de vacinas contra a Covid-19 em Goiás, 30% ficará para grupos prioritários. Além disso, 70% das doses serão destinadas para a população geral, a partir dos 59 anos.
Pelo Twitter, onde a notícia foi confirmada, o governador Ronaldo Caiado comemorou a decisão que altera a vacinação em Goiás. “Ótima notícia! Em reunião há pouco entre Ministério da Saúde, secretários estaduais e municipais de saúde, nossa sugestão para vacinar grupos prioritários e população geral por ordem decrescente de idade foi aceita”.
E ele continuou. “Isso quer dizer que, nas próximas remessas de vacina (contra a Covid-19), em Goiás, 30% serão para grupos prioritários e 70% para a população geral, a partir dos 59 anos. Isso contempla professores e todos os grupos que lutavam para ter acesso às vacinas. A sua hora de vacinar vai chegar!”
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, também comemorou a alteração do PNI para realizar a vacinação contra a Covid-19 por idade.
Números de vacinação contra a Covid-19 em Goiás
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), referente à vacinação da 1ªdose, foram aplicadas 1,3 milhão de doses das vacinas contra a Covid-19 em Goiás. Em relação à 2ª dose, foram vacinadas 638,3 mil pessoas.
Em relação às vacinas contra a Covid-19, Goiás já recebeu 2,8 milhão de doses de imunizantes, sendo 1,3 milhão da CoronaVac. Além disso, 1,4 milhão da AstraZeneca e 95,9 mil da Pfizer.
No total, há pouco mais de 600 mil casos de coronavírus em Goiás. Assim, segundo o registro da SES-GO, são 573,6 mil pessoas recuperadas e 16,8 mil óbitos confirmados. Ademais, no Estado há 454,6 mil casos suspeitos em investigação. Já foram descartados 277 mil casos.