O Parque Sulivan Silvestre, mais conhecido como Parque Vaca Brava, está localizado no Setor Bueno, e é um dos parques mais tradicionais de Goiânia. Um dos mais conhecidos e fotografados espaços da cidade, o local ocupa uma área de 79,8 mil m². Assim, tem um belo lago e um pequeno bosque.
O Parque Vaca Brava conta com uma pista de caminhada, que recebe milhares de pessoas diariamente. Além disso, o local é reduto de ciclistas e também de quem procura fazer exercícios, como musculação, uma vez que possui equipamentos de ginástica espalhados por toda sua extensão.
Também tem espaços destinados a crianças, e é um local muito procurado por famílias para piqueniques em suas áreas gramadas. Claro, recebe muitas pessoas que levam seus pets para passear no Parque.
Segundo relatório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO), a vegetação do Parque Vaca Brava é composta por espécies nativas e exóticas. Assim, inclui Buriti, Banha de Galinha, Palmeiras Imperiais, Guarirobas, Ipê-amarelo e Ipê de Jardim.
Além disso, Mangueira, Goiabeira, Figueira, Angico, Sibipiruna, Oiti, Paineira, Ingá, Albizia. Ademais, Pata de Vaca, Gengibre, Embaúba, Brassaia, Jenipapo, Sete Copas, Jacarandá e outras espécies.
História do Parque Vaca Brava
O Parque Vaca Brava, inicialmente conhecido como parque Municipal Sulivan Silvestre, foi criado em 1951, pelo decreto que aprovou o loteamento do Setor Bueno. O nome vem da fazenda, onde atualmente se localiza a área do Parque. A história conta que no local havia um enorme brejo, onde viviam vacas que ali atolavam. Daí, vem o nome popular.
Porém, a inauguração do Parque Vaca Brava, no formato em que conhecemos, aconteceu apenas no ano de 1996, quando Darci Accorsi era prefeito de Goiânia.
De acordo com o Plano de Manejo do Parque, elaborado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), em 2006, o local sofreu grandes perdas devido a um processo administrativo que tramitou na Prefeitura, durante décadas, e que facilitou as invasões nos espaços públicos, em especial, nas áreas verdes.
Segundo o CAU-GO, no projeto original do Setor Bueno contava com 12% da sua área destinada a espaços livres, praças e parques. A partir de 1970, este índice foi reduzido cerca de 4%.
Nos últimos anos, o Parque recebeu diversos investimentos para manutenção e melhorias da infra-estrutura, se consolidando, como um dos principais cartões-postais de Goiânia.
*Com informações do relatório da CAU-GO