Quem nos acompanha nas redes sociais viu que parte do time Aproveite a cidade esteve em São Paulo na primeira quinzena do mês de novembro. Uma das visitas foi ao Instituto Moreira Salles, o IMS Paulista, localizado na avenida de mesmo nome, a mais famosa da cidade.
Inaugurado no fim de 2017, o prédio é suntuoso e chama a atenção de quem passa no local. O centro cultural vertical, já que é todo de vidro, instiga as pessoas que passam pela avenida a saberem o que tem em seu interior.
A entrada tem um vão livre e, para se chegar à recepção, é preciso ir até o quinto andar por meio de longas escadas rolantes. O prédio, inclusive, tem um mirante (fechado por vidro) que dá uma ótima visão da Avenida Paulista. Assim, claro, o local é disputado para fotos.
O IMS Paulista
No total, o prédio do IMS tem nove andares, todos com pé-direito duplo. Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates.
Há uma biblioteca de fotografia com capacidade para 30 mil itens. Porém, só é possível consultar estas obras no local. Salas de aula e a loja/livraria IMS por Travessa também fazem parte do edifício. Para quem quer comer na visita, o café-restaurante Balaio, no térreo, é comandado pelo chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó.
Nossa visita
A entrada para visitar as exposições é gratuita. Portanto, aproveitamos e vimos tudo o que estava exposto. Fomos orientados a subir ao último andar e, a partir de lá, fomos descendo e visitando as exposições.
A primeira, Câmera aberta, é um projeto do artista alemão Michael Wesely. Foi iniciado em 2014 a convite do IMS, com curadoria de Thyago Nogueira, coordenador de fotografia contemporânea do instituto. A exposição vai até 30 de dezembro.
Wesely instalou seis câmeras – quatro analógicas e duas digitais – nas fachadas dos edifícios vizinhos à obra do IMS Paulista. Elas capturaram continuamente imagens das quatro faces do novo centro cultural sendo construído.
São Paulo: três ensaios visuais
Esta exposição tem a projeção que inauguram o Estúdio. Este espaço dá acesso digital ao acervo fotográfico do IMS, e é dedicado à capital paulista.
Com duração de aproximadamente 30 minutos, “São Paulo: três ensaios visuais” resgata os personagens da cidade, com fotografias feitas a partir de 1862.
A exposição é totalmente interativa, com informações muito interessantes sobre cada uma das fotos. Fica em cartaz até 27 de janeiro de 2019.
Irving Penn: Centenário
A exposição é uma retrospectiva em homenagem aos 100 anos de nascimento do fotógrafo norte-americano Irving Penn. Ela possui, nas galerias 2 e 3 do IMS Paulista, mais de 230 fotografias concebidas ao longo de quase 70 anos de carreira.
São exibidas suas fotografias de alta-costura, trabalhos iniciais em Nova York, América do Sul e México. Além disso, há retratos de povos indígenas de Cusco, no Peru, e figuras como Truman Capote, Picasso e Joan Didion.
Está em cartaz até apenas 25 de novembro, e é organizada pelo The Metropolitan Museum of Art em colaboração com a Fundação Irving Penn. Vale muito a ida, já que as fotos são incríveis!
Millôr: Obra Gráfica
A exposição de Millôr Fernandes reúne originais que mapeiam os principais temas presentes ao longo de 70 anos de produção do artista.
A mostra divide em cinco grandes conjuntos a obra gráfica de Millôr, dos autorretratos à crítica implacável da vida brasileira. Passa ainda pelas relações humanas, o prazer de desenhar e a imensa e importante produção do “Pif-Paf”, seção que manteve na revista O Cruzeiro entre 1945 e 1963. Fica em cartaz no IMS Paulista até 27 janeiro de 2019.
Chama a atenção a atualidade das obras de Millôr, muitas delas feitas nos anos 60 e 70.
Funcionamento
O IMS Paulista funciona de terça a domingo e feriados (não abre na segunda). Exceto na quinta-feira, recebe o público das 10h às 20h. Às quintas, menos quando é feriado, das 10h às 22h. O IMS Paulista funciona em feriados, exceto quando caem às segundas. A última admissão se dá 30 minutos antes do horário de encerramento.
A Biblioteca de Fotografia funciona de terça a sexta, exceto feriados, das 10h às 20h. Sábados e feriados (exceto segundas), das 10h às 18h (sem acesso às obras raras).
Valores
Nós visitamos apenas as exposições que são gratuitas. No cinema, os preços variam de acordo com o filme e os ingressos podem ser adquiridos no balcão da Praça IMS (apenas para as sessões do dia) ou pelo site ingresso.com.
Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos através do site eventbrite.com.br ou senhas são distribuídas gratuitamente meia hora antes do início da atividade. Acompanhe a programação no site.
IMS Paulista
Local: Avenida Paulista, nº2424 – São Paulo(SP)
Contato: (11) 2842-9120
Horário de visitação: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h. O local não abre às segundas.