A Goiás Turismo vai promover as 12 regiões turísticas do estado na maior feira do setor no Centro-Oeste, a Expo Turismo 2024, que será realizada nesta quinta (4/7) e sexta-feira (5/7), no Centro do Convenções de Goiânia. A abertura do evento está marcada para esta quinta, às 9h, com a presença de autoridades.
Com 90 m², o estande da Agência Estadual de Turismo será o maior da feira, que vai reunir 160 expositores e 4 mil participantes.
No espaço estarão os principais atrativos goianos em telões de LED, balcões temáticos, com cachoeiras, ecoturismo, cultura, saúde e bem-estar; além de produtos da gastronomia local, como queijos, vinhos, doces e cachaças. A novidade deste ano é a prática de rapel que será oferecida no local para representar o Turismo de Aventura.
Além da promoção dos municípios turísticos, a Goiás Turismo vai realizar três palestras voltadas para a qualificação dos participantes.
Nesta quinta-feira (), às 15h, a doutoranda em turismo, Fahrenheit Barbosa Amarante, vai abordar o tema “Em busca da governança regional do turismo: o papel do poder público e privado”.
Às 17h, a coordenadora do Observatório do Turismo, Giovanna Tavares, vai falar sobre “Turismo goiano em dados”. Na sexta-feira (5), às 15h será a vez do mestre em administração hoteleira, Ariel Figueroa, ministrar o tema “Minha empresa está preparada para atender o segmento 60+?”
Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a exposição é um momento importante para o setor no estado. “Nesses dois dias os gestores públicos e os empresários vão se conectar, falando de negócios e de grandes oportunidades”, completou.
Turismo Rural em Goiás
Durante a Expo Turismo, a Goiás Turismo e a Emater vão assinar o termo de cooperação para execução do Aconchego Rural – Programa de Turismo Rural do Estado de Goiás.
O objetivo é divulgar e promover roteiros turísticos rurais, envolvendo programas e experiências no campo visando o desenvolvimento da atividade no estado. A solenidade está marcada para quinta-feira (4), às 16h.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em território goiano, há mais de 95 mil estabelecimentos agropecuários geridos por agricultores familiares. De acordo com a Emater, todas essas propriedades possuem potencial para o turismo rural, sendo uma nova alternativa de renda aos proprietários.
Encontro Nacional
Dentro da Expo Turismo 2024, a Goiás Turismo também promove a “Conferência de Governanças Regionais do Turismo das Macrorregiões Sudeste e Centro-Oeste”, nesta sexta-feira (5/7), às 9h.
O evento contará com a presença do secretário nacional de planejamento, sustentabilidade e competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi; do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Goiás Turismo, Fabrício Amaral; e de gestores estaduais para discutir avanços do setor no país.