O Turismo de Goiás teve a segunda maior alta do país, no mês de abril de 2024. Os dados são da Pesquisa de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (12/6).
Segundo o IBGE, o Volume de Atividades Turísticas em Goiás avançou 5,7%, quando comparado ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Em nível nacional, o indicador apresentou variação de 2,3%, no mesmo período.
De acordo com o Instituto, a receita nominal em abril, proveniente das atividades turísticas, quando comparado ao mês de março, apresentou expansão de 3,7%. Já na comparação dos primeiros quatro meses de 2024, com o mesmo período de 2023, teve alta de 3,7%. Nos últimos 12 meses, houve expansão de 6% do Turismo em Goiás.
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o bom desempenho é resultado da atual política pública voltada ao setor.
“Temos apoiado vários eventos, trabalhamos feiras nacionais e internacionais apresentando Goiás para o Brasil e o mundo e fortalecemos as governanças regionais. Além disso, Goiás é reconhecido por ter a melhor segurança pública do país e ótima infraestrutura”, completou.
Análise sobre o Turismo de Goiás
De acordo com o Boletim Comentado sobre a PMS, divulgado mensalmente pelo Observatório da Goiás Turismo, os números do Turismo de Goiás se devem “ao fomento e incentivo ao desenvolvimento do turismo no território goiano, buscando valorizar as potencialidades existentes nas 11 regiões turísticas”.
O boletim conclui que o crescimento do setor em Goiás no mês de abril pode ser atribuído a vários fatores. Um deles é que “hoje os turistas estão mais confiantes em viajar e diversos eventos foram realizados no estado no mês de abril”.
Segundo a coordenadora do Observatório, Giovanna Tavares, houve também aumento do turismo de proximidade, com mais goianos viajando dentro do próprio estado de Goiás.
“Além disso, temos o crescimento da economia, apoio aos empresários do setor e a promoção turística, realizada pela Goiás Turismo, estimulando o interesse das pessoas pelas belezas naturais goianas”, afirmou.