Festa do Divino Pai Eterno 2020, em Trindade, é cancelada
A Romaria e Festa do Divino Pai Eterno 2020, de Trindade (GO), que seria realizada somente on-line, sem a presença física dos romeiros nas celebrações, foi cancelada. A medida foi tomada acolhendo recomendação feita pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). A festa on-line aconteceria de 26 de junho a 5 de julho.
Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a romaria seria realizada apenas com transmissão de celebrações pela TV e redes sociais. Entretanto, foi cancelada pois há o risco de fiéis comparecerem na cidade mesmo sem festividade presencial. A Festa de Trindade é o segundo maior evento religioso do País. Ela atrai mais de 3 milhões de romeiros durante os dez dias de festividades.
O cancelamento da Festa do Divino Pai Eterno
O ofício informando o cancelamento da festividade virtual foi enviado, em maio, pelo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira Pereira. O documento foi enviado ao promotor de Justiça Francisco Bandeira de Carvalho Melo, titular da 2ª Promotoria de Trindade.
No dia 22 de maio um integrante do MP-GO já havia orientado o cancelamento da festa. Assim, pretendia evitar o risco de atrair fiéis para demonstrar a fé presencialmente. Isso, acreditava, aconteceria mesmo sendo realizada por meios de comunicação e sem a presença dos romeiros.
De acordo com o prefeito Jânio Darrot, uma campanha seria feita pedindo para as pessoas não irem à cidade. Porém, ainda assim, estimava que cerca de 5% insistiriam em visitar Trindade, o que representaria de 100 mil a 150 mil pessoas.
Em resposta ao MP, padre Robson pontuou que, apesar de toda a programação virtual preparada para a festividade e dos cuidados que seriam tomados, foi decidido o cancelamento “buscando cumprir com o nosso dever de zelar pela segurança, saúde e bem-estar dos romeiros e da população de modo geral”.
