Até o dia 31 de maio a prefeitura de Goiânia irá entregar três novos viadutos na cidade. Assim, serão inaugurados o Complexo Viário Luiz José Costa, Viaduto Lauro Belchior e Viaduto da Perimetral.
O Complexo Viário Luiz José Costa, também conhecido como Complexo Viário Jamel Cecílio será inaugurado no dia 13 de maio. O local homenageia o cantor goiano Leandro, irmão de Leonardo, morto em 1998, vítima de câncer. A obra é dividida em três níveis: o viaduto na Avenida Deputado Jamel Cecílio, que já foi concluído e liberado para o tráfego de veículos em dezembro de 2020. Além disso, a rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e a trincheira da Marginal Botafogo.
Viaduto Lauro Belchior
Outro dos novos viadutos inaugurados em Goiânia será o Viaduto Lauro Belchior, no dia 27 de maio. A obra possibilitará a ligação dos bairros Leste Universitário e Novo Mundo. Desse modo, quando estiver em uso, o viaduto deve receber cerca de 2,5 mil veículos por dia e facilitar a conexão de mais de 30 bairros da Região Leste com o Centro de Goiânia. São setores que não contam com entradas viárias, apenas a Avenida Anhanguera.
O viaduto tem 20 metros de largura. Nesse espaço há duas pistas, com largura de oito metros cada e quatro faixas de rolamento. Além disso, passarela de pedestres em toda a sua extensão, com largura de 1,2 metro de cada lado, além do canteiro central de um metro. Dessa maneira, o peso total da estrutura metálica é de 301,7 toneladas.
Viaduto da Perimetral
O Viaduto da Perimetral, no cruzamento com a Avenida Goiás, faz parte das obras do BRT Norte-Sul, e será entregue à população no dia 31 de maio. Ele é formado por 27 vigas de 33 metros e nove vigas de 22 metros. São quatro faixas para tráfego, duas em cada sentido. No viaduto, os ônibus do transporte coletivo terão uma faixa exclusiva em cada sentido e os demais automóveis uma faixa em cada sentido também.
“A agenda cheia de inaugurações é resultado do esforço da prefeitura para realizar obras”, afirma o secretário de Infraestrutura, o engenheiro Everton Schmaltz. “São projetos de engenharia que vão transformar o dia a dia do goianiense”, conclui.