A aguardada loja em Goiânia da Starbucks, maior cadeia de cafeterias do mundo, não será mais aberta. A controladora da marca no Brasil, South Rock, já comunicou a rescisão unilateral do contrato ao Flamboyant Shopping, onde seria inaugurada a primeira loja na capital.
A nota do centro de compras diz: “A vinda da Starbucks para o Flamboyant Shopping, como a primeira da cidade, era aguardada com grande expectativa e entusiasmo, tanto pelo mercado consumidor, quanto pelo empreendimento. A controladora da marca no Brasil já comunicou a rescisão unilateral do contrato.”
No dia 31 de outubro, a SouthRock Capital abriu pedido de recuperação judicial na 1ª Vara de Falências da Justiça de São Paulo. Posteriormente, a Starbucks Coffee International Inc. solicitou o encerramento das atividades dos negócios no Brasil pela SouthRock.
De acordo com o site Meio & Mensagem, desde 2018, as operações nacionais eram licenciadas com a SouthRock Capital, empresa de private equity com sede em São Paulo, fundada em 2015.
De acordo com o comunicado oficial da marca, após a pandemia de Covid-19, “somados os problemas de inflação com permanência de taxas de juros elevadas”, os desafios afetaram as operações no Brasil. As dívidas da SouthRock Capital giram em torno de R$ 1,8 bilhão.
A primeira loja da Starbucks em Goiânia teria um espaço de 400 m², no piso 1 do Flamboyant Shopping. A inauguração está prevista para 2023.
Mais sobre a Starbucks
A primeira Starbucks foi inaugurada em 1971, em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos. Apesar de estreita, já naquela época, a cafeteria já oferecia alguns dos melhores cafés em grão recém-torrados do mundo. Atualmente, são mais de 30 mil lojas espalhadas pelo mundo.
De acordo com o site da multinacional, o nome Starbucks é inspirado em Moby Dick. Assim, ele evoca o romance de alto mar e a tradição marítima dos primeiros comerciantes de café.
No Brasil, a Starbucks já completou 18 anos. A primeira loja foi aberta no shopping Morumbi, em São Paulo. A cafeteria fez adaptações no cardápio para agradar o paladar do público nacional.
Por exemplo, é possível encontrar pão de queijo e coxinha nas lojas da marca. Além disso, as lojas também contam com produtos licenciados, como canecas e outros objetos.