O artista goiano Siron Franco, de 75 anos, apresenta a exposição dupla Pensamento Insubordinado, que acontece simultaneamente na Cerrado Galeria, no Setor Sul, e no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás).
Com trabalhos de 1961 a 2023, a exposição dupla de Siron Franco é uma reunião inédita de sete décadas de pinturas, esculturas e ações do artista. Ao todo, são 26 obras na Galeria Cerrado, e 72 no MAC Goiás.
Pensamento Insubordinado pretende realizar um passeio por uma carreira que existe formalmente há mais de 60 anos. Isso marca também suas raízes na infância ligada à natureza robusta e poderosa de Goiás, assim como na periferia de Goiânia.
Assim, a mostra simultânera pintura busca aprofundar-se nela a partir sua produção recente. Além disso, nas obras que estão presentes, desde os anos 1960, em coleções públicas e privadas do estado de Goiás.
Mais sobre Siron Franco
Afirmava Ferreira Gullar que, diferente de outros artistas, Siron Franco assumiu seu papel como artista internacional por meio de um vínculo vital com seu território.
Talvez seja por isso que, além de suas constantes exposições e viagens por todo o planeta, Franco hoje mantém seu ateliê em Goiânia, de onde trabalhou em quase todas as suas séries pictóricas e de onde projetou suas ações políticas.