Entre os dias 3 a 10 de agosto, o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes sedia, em Goiânia, a feira de gravura “Sertões: Minas Goiás”, uma ação conjunta com a Casa Borun/Povo de Luzia, casa-galeria criada pelo artista mineiro Paulo Nazareth, no Alto do Palmital, em Santa Luzia/MG.
Esta primeira edição da feira será realizada simultaneamente nesses dois espaços de arte e também na Casa da Mata, em Belo Horizonte. Com entrada gratuita, a feira tem uma programação que contempla performances, discotecagem, apresentação do Boi do Rosário de Pirenópolis, além de oficinas de gravura e colagem.
No Sertão Negro, em Goiânia, a abertura será no dia 3 de agosto, das 9h às 18h, e a visitação será de segunda a sábado (5 a 8 de agosto), das 9h às 17h. O encerramento será no dia 10, com o Grupo de Bumba-meu-boi Boi do Rosário, de Pirenópolis, e performance de Âmbar Pictórica.
A gravura é uma matriz de múltiplos significados que garante a continuidade da história. As várias linguagens de produção percorrem desde técnicas e materiais tradicionais da reprodução de imagens, como a xilogravura, a litogravura, a serigrafia e a gravura em metal até meios contemporâneos e materialidades improváveis, como impressões sobre tecidos, sobre relevo seco, tipografias e isogravuras.
Na iminência de “criar caminhos sertanejos gravados em nossas memórias ancestrais”, a reunião desses mais de quarenta artistas coloca em diálogo uma rica produção que destaca a importância da educação por meio da arte, capaz de envolver artistas e as comunidades às quais pertencem.
Nesta feira será a estreia do Batalhão das Gravadeiras, criado no Sertão Negro e idealizado pela artista gravadora Xica. Este coletivo reúne mais seis mulheres cis/trans e travestis (Âmbar Pictórica, Anuã, Dara, Hortência, Jordana Barbosa e Polli di Castro), que se encontram na gravura para pesquisar arte e construir sonhos juntas.
Elas compreendem suas práticas artísticas em conexão com o matriarcado e a difusão do conhecimento possibilitado pela gravura.
Serviço: Feira de Gravura “Sertões: Minas Goiás” – Sertão Negro | Goiânia
Abertura: Sábado (3/8), das 9h às 18h | Visitação: 5 a 8/8, das 9h às 17h
Onde: Sertão Negro – Rua Goiazes, Quadra P, Lote 9 – Condomínio Shangry-La
Entrada: Gratuita