Até o dia 15 de dezembro estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Artística 2024 do Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, localizado em Goiânia. Ao todo, são oferecidas cinco vagas, sendo uma internacional, duas nacionais e duas locais.
O Programa tem o objetivo de criar um diálogo entre as artes visuais, meio ambiente e conhecimentos tradicionais. A proposta está previsra para ser realizada entre maio e setembro de 2024.
Nas modalidades nacional e internacional, o Programa de Residência tem duração de quatro semanas, sendo a primeira destinada a uma vivência em um quilombo do estado de Goiás e três semanas no Sertão Negro, localizado no Setor Shangri-la, região norte da capital goiana.
Para a Residência na modalidade local, que também contempla essa vivência na comunidade quilombola, a duração é de 12 meses, e direcionada a artistas ou pessoas residentes em Goiás.
Para isso, o Sertão Negro disponibiliza estrutura, meios e orientação que possibilitem a formação e o aperfeiçoamento em arte contemporânea. Com início previsto para maio de 2024, essa modalidade de residência oferece uma bolsa mensal de dois mil reais.
De acordo com os realizadores, “por meio do incentivo à economia local, ao turismo de base comunitária e, principalmente, a valorização de saberes tradicionais, este programa de residência artística busca estimular as conexões entre comunidades quilombolas (a vida cotidiana e a relação com a terra, suas expressões culturais e religiosas) e artistas em seus processos de pesquisa, prática e poética artística nos mais diversos suportes, componentes pictóricos e linguagens”.
Durante as três semanas no Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes, os/as artistas residentes (modalidade nacional e internacional) têm acesso a hospedagem em chalés individuais e alimentação, e também recebem subsídio no valor de 1,5 mil dólares, mais o custeio de passagens aéreas.
O edital com todas as informações e orientações para inscrição está disponível no link: https://abrir.link/FOly2
O Sertão Negro
Idealizado e criado em 2021 pelo artista visual Dalton Paula e sua companheira Ceiça Ferreira, o Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes iniciou suas atividades em 2022; e tem como propósito ser um quilombo, um espaço artístico-cultural de vivências e trocas junto ao meio ambiente.
O ateliê compartilhado possui uma biblioteca com um acervo de três mil livros, além de equipamentos como prensa de gravura e forno industrial.
No quintal, além dos chalés para hospedagem dos residentes, há uma choupana coberta com palha de piaçaba, onde são realizadas as aulas de capoeira angola, gravura e cerâmica; e ainda as sessões do Cineclube Maria Grampinho, cuja proposta curatorial destaca os cinemas negros.
Construído em uma área de mais de 960 m² rodeado por várias árvores, plantas medicinais e flores, o Sertão Negro foi pensado para ser ecologicamente consciente, desde a coleta de água da chuva, a utilização de técnicas de bioconstrução até a preservação de espécies nativas do cerrado.
Em apenas dois anos de existência esse espaço tem se destacado no cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, possibilitando articulações internas, com a comunidade de Goiânia em geral e com diversos agentes do mercado artístico, tais como artistas nacionais e internacionais, curadores, galeristas e colecionadores.
Este programa de residência artística do Sertão Negro Edital 2024 é apoiado pelo Open Society Foundations, por meio do Prêmio Soros Arts Fellowship concedido a Dalton Paula em 2023.
“A residência é muito importante por vários motivos. Poderíamos começar nessa perspectiva do intercâmbio entre diferentes territórios, países e culturas”, afirma Dalton Paula.
Segundo o artista visual, o Programa é uma boa oportunidade para os residentes fazerem trocas de conhecimentos, e conhecer pessoas.
“A residência tem esse caráter de imersão, de um tempo que possibilita desenvolver a pesquisa e isso tem a ver com um deslocamento, de sair do seu lugar de conforto e isso tensiona, cria uma situação que pode ser muito favorável para o desenvolvimento de um novo trabalho no quesito criatividade”, salienta o artista.
Serviço: Programa de Residência Artística Sertão Negro
Inscrições: Até 15 de dezembro por email ou formulário Google docs
Acesse o edital completo no link: https://abrir.link/FOly2