O Estádio Serra Dourada, em Goiânia, poderá passar por uma reformulação em breve, sendo transformado em um complexo multiuso. Quem lidera os estudos é o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela.
Na última terça-feira (22/8), Daniel se reuniu com grupo de procuradores do estado para tratar de processos relacionados a áreas localizadas aos arredores do estádio. O objetivo, de acordo com a comunicação do Governo de Goiás, “é a resolução de imbróglios jurídicos que persistem há décadas”
Daniel lidera Grupo de Trabalho designado pelo governador Ronaldo Caiado que trata exclusivamente do projeto de reformulação do Serra Dourada, onde também estão representadas as Secretarias de Esporte e Lazer (Seel), de Administração (Sead), Geral de Governo (SGG), a Goiás Parcerias.
Além disso, a própria Procuradoria-geral do Estado, onde o vice-governador teve acesso, neste encontro coordenado pelo titular da PGE, Rafael Arruda, a um estudo que detalha a situação jurídica dos terrenos ao redor do estádio.
O projeto que inspira a reformulação completa do Serra Dourada é o do Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP), onde governador e vice estiveram recentemente, em momentos distintos, para visitas técnicas.
Assim como no gramado paulista, as partidas de futebol no estádio goiano continuarão como atração do local que, inclusive, voltará a ter condições para receber jogos da Seleção Brasileira.
“Estamos falando de algo que vai conciliar esporte, entretenimento, serviços e muitos outros atrativos”, destacou Daniel Vilela. “Em breve teremos uma modelagem oficial para concretizarmos essa parceria com a iniciativa privada, e para isso, contamos com a habilidade da PGE nas resoluções que precisamos”, complementou.
Reforma na iluminação do Estádio Serra Dourada
Na quarta-feira (23/8), o Governo de Goiás publicou um edital da concorrência que vai abrir licitação para a troca do sistema de iluminação do Estádio Serra Dourada, que vai ampliar a potência para 2,5 mil lux.
Assim, irá atingir o índice solicitado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para as competições nacionais e internacionais.
A comunicação do governo estadual, porém, ressalta que a troca da iluminação era uma intervenção já prevista anteriormente, e não faz parte do Plano de Manifestação de Interesse (PMI) – leia acima – por meio de um chamamento público para atrair empresas e investidores para reformas e gestão de todo o complexo esportivo.
A concorrência tem como objeto a contratação de uma empresa de engenharia especializada na área para a execução e adequação da obra e vai ocorrer no dia 25 de setembro, às 9h, na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), responsável pela elaboração do edital, em colaboração com a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e a Goiás Parcerias.
Após a escolha e homologação da contratada, a empresa terá prazo máximo de 240 dias (8 meses) para a execução da obra. No entanto, a expectativa do Governo de Goiás é que os serviços sejam executados em seis meses. O valor estimado do investimento no edital é de cerca de R$ 14 milhões.
A comunicação do governo estadual, porém, ressaltaa que a troca da iluminação era uma intervenção já prevista anteriormente, e não faz parte do Plano de Manifestação de Interesse (PMI) – leia acima – por meio de um chamamento público para atrair empresas e investidores para reformas e gestão de todo o complexo esportivo.