O Estádio Serra Dourada, em Goiânia, ganhará nova iluminação até o segundo semestre de 2024. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) deu início à fabricação dos pórticos e elementos metálicos que vão compor toda estrutura de sustentação da nova iluminação do local.
A troca dos refletores atende exigência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o Estádio sedie jogos da Série A. De acordo com a Agência, serão usados equipamentos modernos adequados para a transmissão de partidas em alta definição.
O investimento supera os R$ 12 milhões, recursos do Tesouro Estadual. Quando a etapa atual estiver pronta, os técnicos passarão à montagem da nova estrutura e instalação dos novos refletores
Iluminação
Ao todo, serão 412 novos refletores com tecnologia LED, já utilizada em arenas de todo o mundo e do Brasil, como no estádio do Morumbi, do São Paulo Futebol Clube. De acordo com o presidente da Goinfra, Santos Filho, o projeto garante a fidelidade de cores e movimentos, qualidades necessárias para realização de transmissões em 3D e 4K.
“Com esse novo sistema, o Serra Dourada vai se equiparar aos grandes estádios do Brasil e do mundo em termos de iluminação. O estádio ficará apto a receber grandes partidas e atender futuras exigências de níveis luminotécnicos. Paralelamente, a obra promove redução de custos com energia elétrica diante da nova eficiência energética promovida pela tecnologia LED”, completa Santos Filho.
Atualmente, a Goinfra conduz a montagem de apoio para andaimes que serão utilizados na desmontagem da estrutura e sistema de iluminação atuais.
A equipe já concluiu os trabalhos de reforço estrutural com fibra de carbono nas vigas de concreto onde as armações serão fixadas. A empresa fez ainda a remoção da parte elétrica dos refletores antigos.
Estádio Serra Dourada deve ser licitado
No mês de maio de 2024, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, apresentou o projeto de concessão do Complexo Serra Dourada a um grupo de investidores da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP).
A reunião para sondagem de mercado abriu espaço para a participação de potenciais licitantes, operadores, investidores, fundos, financiadores e outros interessados qualificados, bem como atores do mercado em geral. A contribuição desses agentes é considerada fundamental para aprimorar as particularidades da futura licitação, prevista ainda para esse ano.
Durante a apresentação, Daniel Vilela destacou a importância estratégica do Complexo Serra Dourada para Goiás e apontou que o Governo do Estado está comprometido em revitalizar e otimizar o complexo, “tornando-o uma nova centralidade para a capital goiana, levando vida e entretenimento 24 horas para o local”.