Na próxima sexta-feira (7/4) acontece a sexta-feira da Paixão, que faz parte do feriado da Semana Santa (encerrada na Páscoa, no domingo (9/4), e, assim, há mudanças no que abre e no que fecha em Goiânia, como no caso de atendimentos de órgãos municipais e estaduais. Na cidade e no Estado, inclusive, foi decretado ponto facultativo na quinta-feira (6/4).
De acordo com a prefeitura, atividades que exigem plantão permanente, como serviços de saúde e limpeza pública, não sofrerão alterações. Além disso, as lojas do Atende Fácil, por exemplo, funcionam na quinta-feira e sábado (8/4), das 7h até às 12h, e fecharão na sexta-feira.
Em relação ao Estado, órgãos que desenvolvam atividades indispensáveis como, por exemplo, unidades de saúde, de policiamento civil e militar, de bombeiro militar, arrecadação e fiscalização, estarão de plantão na segunda-feira.
Em grande parte dos shoppings do município, a abertura das lojas será facultativa. Confira as redes sociais de cada um dos centros de compras.
O que abre e o que fecha no feriado da Semana Santa em Goiânia
Na Saúde, as 16 unidades 24 horas do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia abrem normalmente para atendimentos dos casos de urgência e emergência, conforme classificação de risco. Ou seja, com priorização das situações mais graves.
Atualizações sobre testagem, além de informações a respeito das campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza, podem ser acompanhadas pelo site.
Já o Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão no feriado do Carnaval em Goiânia e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou (62) 3524-3130, quando presenciados casos de animais agressivos. Ademaim, em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de Saúde mais próxima.
Para as situações de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. O serviço conta com a Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
Durante o feriado da Semana Santa em Goiânia, o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva continua normal. O local atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na capital. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia. O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).
Funcionamento de mais serviços
Equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia em busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.
Neste feriado da Semana Santa em Goiânia, os servidores da Comurg, por escala, mantêm, os serviços de varrição, coleta de lixo orgânico, roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros pela capital.
Os atendimentos para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrerão interrupção.
Os parques Zoológico e Mutirama vão funcionar normalmente durante o feriado em Goiânia. O Mutirama funciona de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h. O Zoológico, por sua vez, receberá público de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria até às 16h.
Os ônibus do transporte coletivo da capital circulam na quinta-feira com planilha operacional de férias. Na sexta-feira, com planilha de feriado. Já no sábado e domingo, o funcionamento será normal, como em outros fins de semana.
Serviços estaduais
Durante o feriado da Semana Santa, as unidades do Vapt-Vupt funcionam na quinta-feira, mas em meio período, até às 13h. Na sexta, não haverá expediente. No sábado, o expediente será suspenso nas unidades que oferecem atendimento (Goiânia e Aparecida de Goiânia).
As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) estarão abertas ao público normalmente na quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 4h 14h. às Os serviços administrativos encerram nesta quinta-feira e retornam na segunda-feira.
Equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) manterão os trabalhos operacionais nas ruas visando o atendimento de demandas e a realização de serviços.
Alguns espaços culturais gerenciados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) funcionarão nas datas em que haverá ponto facultativo, feriado e fim de semana. Em Goiânia, tem programação nova no Cine Cultura, exposição em cartaz no Centro Cultural Octo Marques e visita ao Museu Pedro Ludovico.