Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

Seis edifícios culturais em São Paulo que você tem de conhecer

by Camila Caetano
Publicado em 01/08/2018 às 23:59
Vista lateral da Japan House

Vista lateral da Japan House

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

O time Aproveite a cidade (#teamaproveite) preparou um roteiro com seis edifícios culturais em São Paulo que você não pode deixar de conhecer. Vale uma passadinha por lá, tanto pela arquitetura dos seus edifícios, como pela riqueza dos seus acervos e atividades!

MASP

2696E2E0 C0DE 45A5 B3C0 A6B8D25C97A5
MASP é considerado o primeiro edifício de arte moderna do Brasil. Museu abriga importantes obras de pintores nacionais e internacionais | Foto: Paula Falcão

O Museu de Arte de São Paulo (MASP) foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e é considerado o primeiro museu de arte moderna no País. Há vários motivos para este ser um  dos edifícios culturais em São Paulo que recomendamos você conhecer. O acervo permanente do Museu conta com artistas internacionais como Claude Monet, Vicent Van Gogh, Edgar Degas. Também há importantes obras de pintores nacionais como Candido Portinari, Di Cavalcanti e outros.

LEIA TAMBÉM

FARGO - Feira de Arte Goiás chega à 7ª edição e divulga programação completa

FARGO – Feira de Arte Goiás chega à 7ª edição e divulga programação completa

Porto das Antas: Documentário sobre reserva ecológica em Serranópolis estreia neste sábado (10/5)

Porto das Antas: Documentário sobre reserva ecológica em Serranópolis estreia neste sábado (10/5)

O edifício é um marco da arquitetura moderna brasileira. Projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi ele foi construído em 1947. A arquitetura do museu é muito expressiva destacando o grande vão suspenso que sustenta o 2º andar, o qual forma uma praça que já foi palcos de grandes manifestações políticas.

Além do acervo permanente, o MASP realiza ao longo do ano uma ampla programação de exposições coletivas e individuais. Os ingressos para o museu podem ser comprados online ou na bilheteria com custo de 35 reais (inteira) e 17 reais (meia-entrada). Uma boa dica é que nas terças-feiras a entrada é gratuita! O museu abre de terça a domingo.

Pinacoteca de São Paulo

85AA1E49 B4F0 4216 9915 5D942F0EA3A9
Carla Falcão, do time Aproveite, posa em uma das janelas da Pinacoteca de São Paulo. Construção guarda expressivo acervo de artistas brasileiros | Foto: Paula Falcão

Um clássico da cidade de São Paulo, a Pinacoteca foi construída em 1900 para ser a sede do Liceu de Artes e Ofícios. Entre 1994 e 1998, o prédio foi restaurado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que deu a cara que mistura o novo e o moderno que o edifício tem hoje.

O museu guarda um acervo permanente de expressivos pintores brasileiros como: Tarsila do Amaral, Iberê Camargo, Benedito Calixto, Roger Wright, entre outros. A Pinacoteca fica no bairro Jardim da Luz e para chegar lá de metrô você deve pegar a linha vermelha/amarela ou azul em direção à Estação da Luz.

Os valores dos ingressos são 6 reais (inteira) e 3 reais (meia-entrada para estudantes com carteirinha). Menores de 10 anos e maiores de 60 anos são isentos de pagamento. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos.

Sala São Paulo

8C9ED6C4 3942 4D26 8388 B717D478117F
Sala  de concerto da Sala São Paulo. Edifício foi reformado na década de 1990 e espaço para consertos tem altura móvel | Foto:  Camila Caetano

A Sala São Paulo fica próxima à Pinacoteca de São Paulo e da Estação da Luz.  Atualmente é um edifício dedicado a receber vários concertos musicais. Construída no século XIX, posterior a Estação da Luz, o edifício faz parte da Estação Júlio Prestes. O local foi pensado com o intuito de facilitar o transporte do café. Após ser concluído, ele passou por um rápido processo de desuso devido à repentina queda da cultura cafeeira.

Assim como a Pinacoteca, a Sala São Paulo passou por uma reforma nos anos de 1990, onde o jardim aberto central do edifício foi fechado e a sala de concerto criada. Um dos pontos altos da sala é seu forro móvel composto por 15 painéis, que permite que o som do ambiente possa ser ajustado. Assim, a sala pode ter uma altura que varia de 8 m a 25 m.

Para assistir a um concerto na Sala os ingressos variam entre  50 reais  e 250 reais. Vale consultar a programação disponível no site na época da sua visita. Em alguns domingos às 11h, a Sala São Paulo realiza concertos gratuitos para o público. Para visitas orientadas, o custo é de 5 reais por pessoa. Elas podem ser agendadas pelo site do centro cultural. É muito interessante ver a história do edifício explicada pelos monitores!

Centro Cultural FIESP

O Centro Cultural FIESP (Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo) é composto por um espaço abriga que três ambientes. São eles: o Teatro do Sesi – São Paulo, a Galeria de Arte do Sesi-SP eo mezanino. Trata-se de uma construção de arquitetura moderna, construído na década de 1970.

 Ponto de referência no skyline da Avenida Paulista, o Centro Cultural FIESP destaca-se por sua fachada inclinada, que se projeta para a avenida. A circulação pelo foyer do edifício é livre e conta com a loja da editora Sesi-SP, um café ao fundo e um jardim suspenso contemplativo, projetado pelo famoso paisagista Burle Marx.

Os teatros, shows, exposições de arte, aulas e palestras variam conforme a programação, que é totalmente gratuita. Para ir às exposições teatrais e musicais o melhor é fazer um agendamento prévio pelos canais de atendimento.

Japan House

ACDC97A3 0082 454F 9B60 A798620EF49A
Pessoas se sentam na calçada para observar a original Japan House, construída em 2017 | Foto: Camila Caetano

Um dos prédios mais novos da Avenida Paulista, o Japan House foi construído em 2017! Localizado no início da avenida, o prédio foi idealizado pelo projeto do governo japonês, que tem o mesmo nome do edifício. Com certeza, tem de estar na lista de edifícios culturais em São Paulo para você apreciar!

A ideia do projeto é difundir os elementos da cultura japonesa para a comunidade internacional. O foco do projeto é construir centros que sejam capazes de atrair visitantes para novas experiências e atividades.  Há unidades também em Londres e Los Angeles (EUA).

IMG 20180717 155639854 HDR
Que tal a Japan House por este ângulo? Dá de ficar observando o prédio por um tempão, mas também tem coisas legais para fazer lá dentro | Foto:  Camila Caetano

O centro cultural abriga exposições temporárias, que têm duração de aproximadamente dois meses. O Japan House possui ainda um restaurante que fica aberto em horários específicos, salas para realização de seminários e workshops, biblioteca, loja de venda de artigos japoneses e cafeteria.

Quando fizer a sua visita, vale admirar a bela, minimalista e contemporânea arquitetura do edifício projetado em conjunto por arquitetos brasileiros e japoneses. A entrada é gratuita!

Instituto Moreira Salles

Na outra extremidade da Avenida Paulista e também construído em 2017, fica a sede paulista do Instituto Moreira Salles (IMS). Consiste em projeto arrojado e extremante contemporâneo.

O IMS é uma instituição cultural brasileira que tem patrimônios em quatro áreas: fotografia, música, literatura e iconografia. A instituição promove também exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Assim como no MASP, o térreo do edifício é liberado trazendo a ideia de praça.  Neste caso, conta também com um restaurante. Nos próximos pavimentos, há biblioteca, cursos ligados à fotografia, arte, auditório, café, livraria, lojas e áreas expositivas localizadas no 6º, 7º e 8º pavimentos. A entrada neste, que é um dos edifícios culturais em São Paulo que valem a visita, é gratuita!

Dica extra

A0C328E0 50F9 4622 8BBF A97B6B16FB35
Não dá de resistir a uma foto ao lado de Antropofagia, de Tarsila do Amaral. A Camila Caetano, do time Aproveite, não perdeu a oportunidade

A última dica é que nas segundas-feiras a maioria dos edifícios culturais em São Paulo fica fechada. O funcionamento geralmente é de terça-feira a domingo. Exceção à Pinacoteca de São Paulo e a Sala São Paulo que funcionam de segunda a segunda.

Tags: centro cultural fiespcentros culturaisedifícios culturais em são paulofiespinstituto moreira sallesjapan housemaspmuseuspinacotecapinacoteca de são paulosala são paulosão paulo

Notícias relacionadas

Museu Antropológico da UFG participa da 23ª Semana Nacional de Museus
Goiânia

Museu Antropológico da UFG participa da 23ª Semana Nacional de Museus

De 12 a 18 de maio acontece a 23ª Semana Nacional de Museus. Em 2025, o evento traz como tema “O futuro dos Museus em comunidades em rápida transformação”. O...

Read moreDetails
Goiânia ganha mural de grafite de 42m² da artista Mury
Goiânia

Goiânia ganha mural de grafite de 42m² da artista Mury

A artista multilinguagem Jessica Muriel, conhecida como Mury, acaba de finalizar a obra mais ambiciosa de sua trajetória: um mural de 42 m² na Rua Maria Alice, no bairro Negrão...

Read moreDetails
Siron Franco entrega obra de arte comemorativa aos 300 anos da cidade de Goiás
Goiânia

Siron Franco entrega obra de arte comemorativa aos 300 anos da cidade de Goiás

Uma maquete da fundação da cidade de Goiás, construída com 16,7 mil pedras preciosas ou semipreciosas extraídas da própria região. Esta é a “Solo Goiano”, nova obra assinada pelo artista...

Read moreDetails
Goiânia realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10/5)
Goiânia

Goiânia realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10/5)

A Prefeitura de Goiânia realiza neste sábado (10/5) o Dia D de Vacinação contra Influenza na capital. A imunização será oferecida em 47 unidades de saúde em todas as regiões...

Read moreDetails
Vila Cultural Cora Coralina recebe lançamento de livro sobre identidade afro-angolana
Goiânia

Vila Cultural Cora Coralina recebe lançamento de livro sobre identidade afro-angolana

A Vila Cultural Cora Coralina, no Centro de Goiânia, recebe o lançamento do livro “Poesias Soltas: O Embrião que Nasceu e Foi Crescendo”, de Ataopa, neste sábado (10/5), às 14h....

Read moreDetails
Goiânia entra no mapa global da inteligência artificial
Goiânia

Goiânia entra no mapa global da inteligência artificial

A partir desta quinta-feira (8/5), Goiânia será palco de uma intensa agenda de inovação com a chegada de um grupo de executivos da IA Brasil – a principal iniciativa de...

Read moreDetails
Creuza Arrais e Maria Eugênia levam música e contação de histórias para o CCUFG
Goiânia

Creuza Arrais e Maria Eugênia levam música e contação de histórias para o CCUFG

A terceira edição do projeto “Prosas Musicais – Contação de Histórias e Música”, apresentado por Creuza Arrais e Maria Eugênia, acompanhadas dos violonistas Luiz Chaffin e Front Jr. A próxima...

Read moreDetails
Guia MICHELIN, para viajantes e motoristas, completa 125 anos
São Paulo

Guia MICHELIN, para viajantes e motoristas, completa 125 anos

Criado originalmente em 1900 na França, o Guia MICHELIN completa 125 anos em 2025. E muitos não sabem, mas a hoje icônica seleção não começou como um guia de restaurantes,...

Read moreDetails

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados