A Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) anunciou nesta quarta-feira (11/8), que os museus, bibliotecas e o Arquivo Histórico geridos por elas, voltarão a receber público em todo o Estado, após estarem fechados desde março de 2020, devido a pandemia da Covid-19. A reabertura faz parte do programa Retomada Cultural do Governo de Goiás, lançado em 30 de julho, e que tem o objetivo de apoiar a classe artística por meio de diversas ações. A maioria dos espaços fica em Goiânia e já pode receber visitantes a partir desta quinta-feira (12/8).
Segundo a Secult Goiás, nesta primeira fase da abertura, todos os atendimentos deverão ser agendados via telefone ou e-mail diretamente em cada uma das unidades. Assim, pensando na segurança e para evitar aglomerações, a capacidade para visitação dos espaços expositivos dos museus será limitada a grupos de no máximo seis pessoas por vez. Além disso, o uso de máscara segue obrigatório para servidores, visitantes e pesquisadores dos museus, bibliotecas e Arquivo Histórico.
Entenda o funcionamento
Os acervos das bibliotecas da Secult Goiás permanecerão fechados ao público. Todavia, é possível consultar obras, uma vez que a escolha será realizada junto aos atendentes. A permanência nas bibliotecas acontecerá exclusivamente para a retirada e a devolução de material. Assim, não será permitido o uso de mesas de estudos e a permanência prolongada nesses espaços.
Os livros devolvidos pelo público passarão por uma quarentena e ficarão isolados por um período de 14 dias após o ato da devolução. Ademais, a pesquisa no Arquivo Histórico Estadual será mediada pelos atendentes. A mesma regra vale para a pesquisa realizada nos espaços museológicos. A comunicação dos acervos e das ações desenvolvidas nesses espaços continuarão sendo realizadas via redes sociais (Instagram e Youtube).
De acordo com o secretário estadual de Cultura, César Moura, a reabertura é um passo importante para a Retomada Cultural. “Depois de mais de um ano fechadas, nossas unidades retornam o atendimento ao público, com todos os protocolos de segurança, para proporcionar ao goiano o contato com sua cultura. Convidamos a população para conhecer o excelente acervo de nossas bibliotecas e de nossos museus, que preservam com excelência a história do povo goiano”.
Horários de funcionamento dos espaços culturais da Secult Goiás
O Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO) irá funcionar de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Os museus Pedro Ludovico e o Zoroastro Artiaga, também da Secult Goiás, abrem de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Além disso, aos finais de semana e feriados das 9h às 14h. Todos estes ficam em Goiânia. Já o Museu Ferroviário de Pires do Rio ficará aberto de terça a sexta-feira, das 8h às 11h, e também das 13h às 17h.
As bibliotecas Braille José Álvares de Azevedo, Pio Vargas e a Gibiteca Jorge Braga funcionam no mesmo horário. Dessa maneira, estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas também funcionam em Goiânia. O Arquivo Histórico, na capital, funciona no mesmo horário.
Acesse AQUI e saiba o contato de cada uma das unidades da Secult Goiás que serão reabertas.