A cidade de São Paulo recebe, neste sábado (4/10) e domingo (5/10), a Viradinha, evento que celebra o mês das crianças com programação gratuita em todas as regiões da cidade. Ao todo, serão cerca de 650 artistas se apresentando em 400 atividades em diversos equipamentos da rede municipal, com teatro infantil, contação de histórias, música, intervenções artísticas e grandes espetáculos voltados ao público infantil e às famílias.
“A Viradinha reforça o papel da cultura como espaço de encontro, formação e celebração da infância. Queremos oferecer às famílias experiências diversas e de qualidade, em todos os cantos da cidade”, afirma o secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.
O evento é realizado Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, e a programação conta também com a participação do Sesc São Paulo, que correaliza o evento em suas unidades na capital, e de outras entidades culturais, ampliando o alcance da programação.
Destaques da programação – sábado (4/10), das 10h às 18h
A companhia Vagalum-tum-tum apresenta o espetáculo “As Luvas de Shakespeare”, às 11h, no Centro Cultural Olido. Conhecida por adaptar clássicos da obra de Shakespeare para o público infantil, a companhia conta, neste espetáculo, que o jovem Shakespeare, ainda criança, fica encantado ao assistir a uma peça de teatro.
Fascinado por esse universo, muda-se para Londres e passa a trabalhar como “flanelinha” de cavalos nas imediações dos teatros. Um dia, é chamado para substituir um ator ausente e descobre seu verdadeiro talento de atuar e escrever peças de grande sucesso.
O grupo de percussão corporal Barbatuques mostra o seu espetáculo “Tum Pá”, no Centro Cultural São Paulo, às 16h. A apresentação leva o universo da música e da percussão corporal para as crianças. Eles mostram que é possível fazer ruído do vento com a boca ou o barulho da chuva com as mãos, convocando as crianças, de forma lúdica e divertida, a produzir sons com o corpo.
Um dos grupos mais longevos da capital, os Parlapatões levam “Os Mequetrefe” ao Tendal da Lapa, às 16h. Com roteiro de Hugo Possolo e direção de Alvaro Assad, a montagem traz quatro palhaços – todos chamados Dias – vivendo um dia de total nonsense. Do despertar até o fim do dia, eles transformam situações cotidianas em passagens hilárias e poéticas.
O Teatro da Mantiqueira apresenta “Turma da Mantiqueira”, no Centro Cultural da Juventude, na Casa Verde, às 11h. O espetáculo celebra a Serra da Mantiqueira com músicas inspiradas em sua fauna, flora e cachoeiras, promovendo a preservação ambiental de forma lúdica e cativante.
Ainda no sábado, a Cia La Leche leva “Salve Malala”, à Casa de Cultura Brasilândia, às 11h. A performance é inspirada livremente na história paquistanesa Malala Yousafzai, a mais jovem ganhadora de um Nobel da Paz. A história se passa numa aldeia onde o rei promove uma guerra contra escolas para meninas. Duas delas decidem recontar a história de professores e habitantes que resistiram às ordens do rei.
Destaques da programação – domingo (5/10), das 10h às 16h
No Tendal da Lapa, dia 05, às 16h, a companhia de teatro de bonecos Cia Trucks, que existe há 35 anos, leva o seu “Pipo e Fifi”, uma adaptação da obra literária de mesmo nome escrita pela escritora e pedagoga Caroline Arcari. A obra fala dos carismáticos monstrinhos Pipo e Fifi, que falam sobre sentimentos, convivência, trocas afetivas e ensinam às crianças a protegerem seus corpos de forma descomplicada.
Com mais de 40 anos de estrada, o grupo XPTO, conhecido pela sua pesquisa em diversas linguagens artísticas como teatro de animação, performance, música ao vivo e teatro físico, apresenta o espetáculo “As pedras de Xavier”. A peça é uma homenagem a Javier Villafañe, um conhecido titeriteiro argentino, famoso por criar bonecos articulados com fios, tendo circulado por diversos países latino-americanos difundindo o Teatro de Objetos. A apresentação acontece no dia 05, às 16h, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, no Jardim São Paulo.
Grupos se apresentam nos dois dias da Viradinha
Dentre as companhias que se apresentam nos dois dias da Viradinha, está a Cia As Graças, formada pelas atrizes Eliana Bolanho e Vera Abbud. Com mais de 30 anos de atividade, elas apresentam o espetáculo “Poemas para brincar”, no dia 4, às 10h, na Biblioteca Raul Bopp, na Aclimação, e no dia 5, às 16h, na Casa de Cultura Cidade Ademar, no Jardim Itacolomi. A peça conta a história de Ana e Juca, duas crianças que perdem sua pipa e, por meio de um jogo de palavras, começam a ‘brincar de poesia’.
A Cia Elevador de Teatro Panorâmico também faz dupla apresentação da obra “Caro Kakfa”. A primeira acontece dia 4, às 16h, no Centro Cultural Vila Formosa, e dia 5, às 16h, no Centro Cultural Vila Formosa.
Na peça, o escritor Franz Kafka, ao caminhar por um parque, encontra uma menina que chora, sentada em um banco. Ele se aproxima e pergunta o motivo da tristeza e a menina, chamada Pina, conta que sua boneca havia sumido. Ele, então, se apresenta como “o carteiro das bonecas” e, a partir daí, começa a trazer correspondências da boneca para a garota. Trechos de livros de Kafka, como “A metamorfose”, entram de forma transversal na trama do texto.
Serviço: Viradinha São Paulo
Quando: Sábado (4/10) e Domingo (5/10)
Horários: Dia 4, das 10h às 18h | Dia 5, das 10h às 16h
Informações e programação: prefeitura.sp.gov.br/cultura