O Tiny Desk Brasil reúne Tim Bernardes e uma orquestra com dezessete músicos no episódio desta terça-feira (2/12), às 11h, em seu canal exclusivo. Na edição mais numerosa até então, Tim assina novos arranjos para músicas de seu segundo e mais recente álbum, “Mil Coisas Invisíveis” (2022), para o projeto liderado pela Anonymous Content Brazil, em parceria com o YouTube Brasil.
No repertório, sucessos como “Nascer, Viver, Morrer” e “BB (Garupa de Moto Amarela)” ganharam novas camadas, que emocionaram o público presente.
“Poder apertar os quase vinte músicos ali, naquele espaço de escritório, foi muito empolgante. Um experimento musical no qual a gente realmente tocou de forma acústica, se ouvindo e se mixando, ali entre a gente. Foi bem emocionante, com o público, o silêncio que a gente fazia nas partes baixas e o quanto a gente podia crescer musicalmente e em volume nas partes altas. Foi uma experiência realmente bem diferente.”, explica Tim, que deixou nas prateleiras do escritório como souvenir uma armação de óculos adquirida em um mercado de pulgas na Cidade do México.
Na mesinha brasileira, o artista apresentou-se ao lado de orquestra regida pelo maestro Ruriá Duprat e composta pelos músicos Tiago Paganini (1° violinos), Paloma Pitaya (1° violino), Alessandro Figueredo (1° violino), Alex Braga (2° violino), Teco Nicolai (2° violino) e Heloisa Oliveira (2° iolino).
Além disso, Guilherme Bomfim (viola), Tania Martins (viola), Leticia Camargo (viola), Raphael Sampaio (trompete), Paulo Viveiro (trompete), Doug Bone (trombone), Doug Felicio (trombone), Wellington de Souza (sax), Jennifer Campbell (harpa), Arthur Decloedt (contrabaixo) e Charles Tixier (bateria).
Desde a sua estreia com o grupo O Terno, em 2012, Tim Bernardes consolidou-se como um dos principais compositores da música contemporânea brasileira. O artista transita com frequência e naturalidade entre o indie e a MPB, tendo canções de sua autoria gravadas por nomes da magnitude de Gal Costa e Maria Bethânia. Em 2022, uma parceria de Tim com Erasmo Carlos ganhou registro de Alaíde Costa.
Além de ter arrancado elogios de Caetano Veloso, o cantor e compositor também chamou atenção fora do Brasil, sendo mencionado e compartilhado por Devendra Banhart e pelo grupo BadBadNotGood. Gravou uma música com a banda americana Fleet Foxes e abriu os shows da turnê do grupo pela Costa Oeste do Estados Unidos e Europa, em 2022.
Com o lançamento do seu último disco solo, indicado ao Grammy Latino 2023 como “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, Tim apresentou-se nos principais teatros do Brasil e também em cidades dos Estados Unidos, Europa e Japão.
Com curadoria assinada pelos times de Anonymous Content e Amabis, sob o crivo da própria NPR, o Tiny Desk Brasil, que é gravado em São Paulo, segue a tradição do formato original: as atrações são surpresa até o dia em que vão ao ar.
O anúncio de cada artista que se apresenta no escritório nacional é feito sempre às 9h do dia da estreia, com a publicação de uma foto instantânea e um texto, ambos de autoria da jornalista e pesquisadora musical Lorena Calábria, nas redes sociais do projeto.
Estão confirmadas duas temporadas com cinco episódios cada, lançados semanalmente às terças-feiras. A primeira temporada, apresentada pela Volkswagen do Brasil, promete movimentar a cena musical com versões exclusivas, revelações e redescobertas que refletem a diversidade e a riqueza da música nacional.
Ainda sob o efeito de se apresentar no Tiny Desk Brasil, as atrações compartilham ideias no Tiny Talks. No conteúdo adicional, Sarah Oliveira recebe os artistas da mesinha para bate-papos descontraídos e leves, sempre às quintas-feiras, às 11h.
Sobre o Tiny Desk Brasil
O Tiny Desk Concert, projeto musical criado em 2008 nos Estados Unidos pela NPR (National Public Radio) e fenômeno global em conteúdo musical na internet – com mais de 3,5 bilhões de views –, ganhou sua versão oficial 100% brasileira em 7 de outubro de 2025.
A iniciativa é liderada pela Anonymous Content Brazil, responsável pelo licenciamento e pela produção, em parceria com o YouTube Brasil, responsável pela promoção e distribuição do conteúdo, assim como pelo modelo comercial do projeto. O Brasil é apenas o terceiro país do mundo a ter uma versão própria do Tiny Desk fora dos Estados Unidos, depois de Japão e Coreia do Sul.
Em seus 17 anos de história, o Tiny Desk já apresentou mais de 1 mil shows gravados por grandes nomes da música e veiculados no YouTube.
Como o próprio nome sugere, as apresentações acontecem à uma pequena mesa de escritório, ambiente intimista que coloca a música em primeiro lugar, com performances muito mais puras e autênticas que as dos grandes concertos. Entre os nomes que já passaram pelo projeto estão Sting (Police), Taylor Swift, Bono e The Edge (U2), Alicia Keys, Anderson Paak, Tyler the Creator e Billie Eilish, entre tantos outros.












