O Parque Ibirapuera, em São Paulo, se prepara para receber, no sábado (13/9), partir das 17h, um evento gratuito que reúne atrações de peso em um único fim de tarde: Diogo Nogueira e Orquestra Ouro Preto com o espetáculo Concerto Popular Brasileiro, e Carlinhos Brown e Orquestra Ouro Preto com o projeto Afrossinfonicidade.
A primeira parte da programação traz o Concerto Popular Brasileiro, um encontro entre a Orquestra Ouro Preto e Diogo Nogueira. No repertório, clássicos de Adoniran Barbosa, Cartola, Dona Ivone Lara, Gonzaguinha, Cazuza e Ivan Lins, além de sucessos da trajetória do próprio Diogo, ganham nova roupagem em arranjos especialmente criados para orquestra.
A parceria entre Diogo Nogueira e a Orquestra teve início em 2021, no projeto digital SulAmérica Sessions, que levou música e afeto a milhares de pessoas em plena pandemia. Desde então, o projeto ganhou os palcos e lotou espaços icônicos, como a Praia de Copacabana, o Parque Villa-Lobos e a Praça Mauá, sempre emocionando plateias com a fusão entre o suingue do samba e a sofisticação da música de concerto.
“É uma alegria enorme estar novamente com a Orquestra Ouro Preto, agora em um palco tão especial como o Ibirapuera. Vamos celebrar a música popular brasileira em sua riqueza e diversidade, em arranjos que trazem novas cores para canções que marcaram a vida de tantas pessoas”, comenta Diogo Nogueira.
Afrossinfonicidade
Na sequência, o público será envolvido pela energia contagiante de Carlinhos Brown ao lado da Orquestra no espetáculo Afrossinfonicidade. O concerto mergulha no universo criativo do multiartista baiano, que combina força rítmica, poesia e ancestralidade em um caldeirão musical único.
O repertório destaca diferentes fases da carreira de Brown e inclui sucessos que se tornaram clássicos na voz dos Tribalistas, como Amor I Love You e Já Sei Namorar, além de músicas como Segue o Seco, ECT, Maria de Verdade, Vilarejo, Quixabeira e A Namorada. Em arranjos assinados por Paulo Malheiros, essas canções se expandem no diálogo entre berimbaus, atabaques e cordas sinfônicas, criando uma experiência sonora arrebatadora.
“A Orquestra Ouro Preto tem essa capacidade de ser tradicional e moderna ao mesmo tempo. É uma honra enorme viver essa parceria, que valoriza a brasilidade, a baianidade, a mineiridade e a música que resiste ao tempo”, afirma Carlinhos Brown.
Orquestra Ouro Preto: inovação e versatilidade
Com 25 anos de trajetória, a Orquestra Ouro Preto consolidou-se como uma das formações mais prestigiadas do Brasil. Sob direção do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo transita entre a música de concerto e a popular com naturalidade e tem como legado projetos memoráveis com Alceu Valença, João Bosco, Lulu Santos, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Pato Fu, entre outros.
Premiada e reconhecida nacional e internacionalmente, a Orquestra reafirma em cada projeto sua vocação de criar pontes entre mundos musicais distintos, sempre com excelência, inovação e o desejo de se conectar a públicos diversos.
Serviço: Orquestra Ouro Preto convida Diogo Nogueira e Carlinhos Brown | Parque Ibirapuera
Quando: 13 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 17h
Onde: Parque Ibirapuera (palco voltado para o público externo)
Ingressos: Entrada gratuita (sujeita a lotação do parque)