Aproveite a Cidade
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça
No Result
View All Result
Aproveite a Cidade
No Result
View All Result

MASP dobra de tamanho com a abertura do novo Edifício Pietro Maria Bardi

Com cinco novas galerias, espaços multiusos, salas de aula e um laboratório de conservação, novo prédio inaugura uma nova fase para o museu

by Redação
Publicado em 27/03/2025 às 11:05
Atualizado em 27/03/2025 às 12:36
MASP dobra de tamanho com a abertura do novo Edifício Pietro Maria Bardi

Vista do Edifício Lina Bo Bardi e Edifício Pietro Maria Bardi | Foto Leonardo Finotti

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsappCompartilhar por E-mail

Por Elaine Leme

 

Ao circular pela Avenida Paulista, em São Paulo, um endereço chama atenção: o Edifício Pietro Maria Bardi, que será inaugurado nesta sexta-feira (28/3). O novo prédio faz parte do projeto de expansão do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e homenageia o primeiro diretor artístico da instituição. Com essa ampliação, o museu dobrará de tamanho, passando de mais de 10,4 mil m² para mais de 21,8 mil m², permitindo um crescimento de até 66% nos espaços expositivos.

LEIA TAMBÉM

Tomorrowland Brasil 2025 divulga programação completa

Tomorrowland Brasil 2025 divulga programação completa

20 museus em São Paulo onde a arquitetura amplia a experiência da arte

20 museus em São Paulo onde a arquitetura amplia a experiência da arte

O Edifício Pietro Maria Bardi é um belo projeto com 14 andares e 7,8 mil m² de área construída, abriga cinco novas galerias, espaços multiuso, salas de aula, laboratório de conservação, restaurante, café e uma infraestrutura aprimorada para o transporte e armazenamento de obras de arte. A interligação com o edifício principal será feita por um túnel subterrâneo de 40 metros, com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2025.

“A expansão do museu era uma necessidade diante de seu crescimento. O novo edifício representa uma nova fase para a instituição, ampliando suas possibilidades e fortalecendo seu compromisso com a diversidade e a inclusão”, enfatiza diretor-presidente do museu, Heitor Martins.

MASP dobra de tamanho com a abertura do novo Edifício Pietro Maria Bardi
Sala Pietro, no 9º andar do Edifício Pietro Maria Bardi | Foto: Leonardo Finotti

A fachada do novo prédio foi projetada pelo escritório METRO Arquitetos Associados, de Martin Corullon e Gustavo Cedroni, em parceria com o arquiteto Júlio Neves. Uma das estratégias adotadas para harmonizar a construção com o icônico edifício original de Lina Bo Bardi foi o uso de chapas metálicas perfuradas e plissadas, que ajudam a reduzir a incidência de luz natural e minimizar o aquecimento interno.

“Apostamos em um visual limpo, uma fachada homogênea, para não criar ruídos nessa relação. Ao mesmo tempo, o design monolítico, inspirado nas tipologias dos museus verticais, como os de Nova York, se destaca no entorno, conferindo-lhe um caráter próprio”, afirma Corullon.

O tradicional e o contemporâneo

MASP dobra de tamanho com a abertura do novo Edifício Pietro Maria Bardi
Térreo do Edifício Pietro Maria Bardi | Foto: Leonardo Finotti

A relação entre o novo edifício e o MASP original se reflete não apenas na integração estrutural, mas também na experiência dos visitantes. Enquanto o prédio histórico desenhado por Lina Bo Bardi (1914–1920) tem uma fachada de vidro que cria uma conexão direta com a cidade, o Edifício Pietro Maria Bardi aposta no jogo de luz e sombra.

Durante o dia, suas grandes aberturas permitem vislumbrar a paisagem urbana e o próprio MASP. À noite, a iluminação interna do prédio revela fragmentos do museu para quem passa pela Avenida Paulista, criando uma interação visual única entre espaço interno e externo, que impressionam na construção.

Apesar de sua arquitetura verticalizada, o edifício Pietro tem sua fachada completamente preta e não possui grandes detalhes visuais expressivos, o que mantém todo o protagonismo para o de Lina.

O vão livre do museu também passará a contar com novas funcionalidades, mantendo-se como espaço público aberto, mas com melhorias na iluminação, mobiliário urbano, wi-fi gratuito e um plano estruturado de conservação e segurança. Ao longo dos anos, esse espaço se consolidou como um dos principais palcos de manifestações populares em São Paulo, reafirmando seu papel como ponto de encontro e expressão democrática da cidade.

Ao dobrar de tamanho, a instituição se estrutura para receber um público maior, diversificar sua programação e consolidar seu protagonismo no circuito artístico internacional.

Onde a arte pode nos levar?

A inauguração do novo edifício do MASP abre caminhos para múltiplas possibilidades. A arte, sempre inquieta, nos leva a refletir sobre o tempo, o espaço e nossas conexões com o mundo. Para marcar esse momento, a programação especial “Cinco ensaios sobre o MASP” propõe novas leituras sobre a relação entre humanidade e meio ambiente, revelando encontros entre passado e presente, tradição e vanguarda.

No Edifício Pietro Maria Bardi, o percurso expositivo conduz os visitantes por diferentes geografias, narrativas e expressões artísticas. A arte nos leva ao passado e ao futuro, nos convida à contemplação no Edifício Pietro Maria Bardi.

Isaac Julien: Lina Bo Bardi – Um maravilhoso emaranhado | 2º andar

Na videoinstalação dedicada ao legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992), as palavras de Lina ganham vida pelas vozes de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro.

A obra resgata seu olhar visionário sobre a arte e a arquitetura como agentes de transformação social, em especial sua imersão na cultura afro-brasileira da Bahia.

Artes da África | 3º andar

O acervo do MASP nos transporta para a riqueza cultural da África Ocidental. São mais de 40 obras, entre estatuetas, objetos cotidianos, máscaras cerimoniais e instrumentos musicais, que revelam a força dos ritos, dos ancestrais e da espiritualidade na arte africana.

Geometrias | 4º e 10º andar

Linhas, formas e cores compõem um diálogo entre diferentes gerações. A mostra reúne mais de 50 obras do acervo do MASP, incluindo doações recentes, e estabelece conexões entre as vanguardas construtivas e artistas contemporâneos que exploram a geometria em novas materialidades.

Renoir | 5º andar

As pinceladas vibrantes de Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) retornam ao MASP após 23 anos. A exposição reúne todas as 12 pinturas e a escultura do artista pertencentes ao acervo do museu, percorrendo sua trajetória e seu olhar sensível para a luz, a cor e a figura humana.

Histórias do MASP | 6º andar

O museu revisita sua própria história, refletindo sobre mais de sete décadas de existência e sua construção como um dos principais espaços de arte do Brasil e do mundo.

Vão Livre – Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros

A partir de 10 de abril, o vão livre do MASP, palco de manifestações e encontros históricos, se transforma com a instalação interativa do colombiano Iván Argote. Duas gangorras monumentais convidam os visitantes a experimentar o equilíbrio e o movimento coletivo, sugerindo novas formas de convívio e troca.

Para celebrar essa nova fase, no dia 5 de abril, o MASP Escola promove a Escola Aberta, um evento gratuito para o público, com atividades estruturadas a partir dos cursos de Estudos Críticos e Histórias da Arte.

O museu ainda lança o eixo educacional Por dentro da exposição, oferecendo cursos imersivos que exploram as obras e contextos históricos das exposições em cartaz, incluindo os Cinco ensaios sobre o MASP, convidando o público a vivenciar a arte de forma profunda e coletiva.

Além das galerias de exposições, o novo edifício abriga espaços como salas multiuso, restaurante, café, loja e laboratório de conservação. O prédio também conta com bilheteria e área de acolhimento, ampliando o conceito inclusivo e democrático idealizado pela arquiteta modernista.

 

MASP dobra de tamanho com a abertura do novo Edifício Pietro Maria Bardi
Entrada do Edifício Pietro Maria Bardi | Foto: Leonardo Finotti

Serviço: Inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi | MASP

Quando: 28 de março, das 10h às 20h30

Onde: Avenida Paulista, nº 1.510 – Bela Vista – São Paulo, SP

Agendamento on-line obrigatório pelo link: masp.org.br/ingressos

Tags: aproveite a cidademaspnovo prédio MASPsão paulo

Notícias relacionadas

Guia MICHELIN revelará 1ª seleção global de chaves de hotéis em outubro de 2025
São Paulo

Guia MICHELIN revelará 1ª seleção global de chaves de hotéis em outubro de 2025

O Guia MICHELIN anuncia o lançamento de sua primeira seleção global de chaves MICHELIN, que será revelada em 8 de outubro de 2025. Após o lançamento bem-sucedido das distinções das...

Read moreDetails
Dia Mundial da Pizza: Nosso guia para aproveitar as melhores pizzarias de São Paulo
São Paulo

Dia Mundial da Pizza: Nosso guia para aproveitar as melhores pizzarias de São Paulo

Por Elaine Leme De mussarela, portuguesa, calabresa ou marguerita, com borda crocante e recheada, não importa o sabor, a pizza é preferência nacional há muito tempo. Nesta quinta-feira (10/7) é...

Read moreDetails
Férias escolares em São Paulo: Confira 6 dicas de onde ir com as crianças
São Paulo

Férias escolares em São Paulo: Confira 6 dicas de onde ir com as crianças

Por Elaine Leme Julho chegou e com ele, a missão desafiadora de manter as crianças entretidas durante as férias escolares. Mas se você está em São Paulo, a boa notícia...

Read moreDetails
Listening bars e um convite à nova cultura da escuta no Brasil
São Paulo

Listening bars e um convite à nova cultura da escuta no Brasil

por Elaine Leme "Passei anos tentando entender o que é ciência acústica. Fui atrás dos melhores profissionais do mundo para criar um espaço que fosse acusticamente perfeito para a audição...

Read moreDetails
Inhotim lança 2ª edição do festival de música Jardim Sonoro
São Paulo

Inhotim lança 2ª edição do festival de música Jardim Sonoro

O Instituto Inhotim realiza a segunda edição do Jardim Sonoro, festival que integra música à experiência em arte contemporânea e natureza. Após o sucesso da estreia em 2024, o evento...

Read moreDetails
Festas juninas 2025: confira opções para curtir em todo o Brasil
São Paulo

Festas juninas 2025: confira opções para curtir em todo o Brasil

Por Elaine Leme   Ruas ganham bandeirinhas coloridas, fogueiras são erguidas, trajes caipiras tomam conta das cidades e o cheiro de milho verde e canjica invade o ar. As festas...

Read moreDetails
Pagode é reconhecido como potência cultural e ganha olhar diferenciado no Rio2C
São Paulo

Pagode é reconhecido como potência cultural e ganha olhar diferenciado no Rio2C

Por Elaine Leme   Por muito tempo, o pagode foi tratado com ceticismo e preconceito por críticos e formadores de opinião. Mas uma pesquisa desenvolvida na Universidade de São Paulo...

Read moreDetails
ArPa 2025 promove projetos artísticos inéditos e diálogos sobre educação e o papel social da arte
São Paulo

ArPa 2025 promove projetos artísticos inéditos e diálogos sobre educação e o papel social da arte

Na Feira de Arte ArPa 2025, de 28 de maio a 1º de junho, em São Paulo, o Setor Base reafirma sua vocação como espaço de encontros entre arte e...

Read moreDetails
logo-branco

Siga-nos

Navegue

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Goiás
  • Pirenópolis
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo
  • Vitória
  • Gastronomia

Institucional

  • Contato
  • Conheça
  • Políticas do site e termos de uso
seja-curioso

© 2024 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados.

No Result
View All Result
  • Novidades
  • Cidades
    • Goiânia
    • Aparecida de Goiânia
    • Goiás
    • Pirenópolis
    • Alto Paraíso
    • São Paulo
    • Anápolis
  • Gastronomia
  • Agenda Cultural
  • Vídeos
  • Contato
  • Conheça

© 2023 Aproveite a Cidade. Todos os direitos reservados