O Ilha da Imaginação, iniciativa dedicada à capacitação de leitura e formação audiovisual para crianças e adolescentes, começa sua 7ª edição em 2025 com uma conquista: o projeto foi o grande vencedor na categoria “Melhor Patrocínio com Propósito Social” do Prêmio Patrocínio Brasil 2025.
Este reconhecimento reforça a relevância da iniciativa, que tem transformado vidas por meio do acesso gratuito ao ensino de animação 2D e 3D e a capacitação de leitura.
Com atividades realizadas em São Simão (GO) e região, além de oficinas itinerantes em escolas públicas de Goiás e Minas Gerais, o Ilha da Imaginação oferece oficinas e cursos gratuitos para alunos de 8 a 17 anos e já impactou mais de 65 mil pessoas desde sua criação, em 2019.
Em 2024, o projeto ampliou seus benefícios ao contratar como monitores os alunos egressos que mais se destacaram, consolidando-se também como um catalisador de empregabilidade para jovens talentos.
“Receber o Prêmio Patrocínio Brasil 2025 comprova o impacto positivo do Ilha da Imaginação na vida de milhares de pessoas. Buscamos ampliar o acesso ao aprendizado e estimular a criatividade por meio do audiovisual, e esse reconhecimento reforça a importância de investimentos em iniciativas que geram impacto social e cultural, promovendo transformação e inclusão reais”, avalia o Diretor de Comunicação e Relações Institucionais da SPIC Brasil, Roberto Monteiro.
Os filmes produzidos pelos participantes do projeto acumulam mais de 60 indicações e premiações em festivais nacionais e internacionais, destacando-se por sua qualidade, sensibilidade e criatividade.
“Estamos construindo juntos uma bela história e incentivando tantas crianças e jovens a fazerem o mesmo, compartilhando seus talentos e singularidades para serem protagonistas de suas vidas”, declara a goiana Danielle Cabral, gestora do projeto pelo Instituto Maker.
O Prêmio Patrocínio Brasil adotou um rigoroso sistema de avaliação técnica rigoroso, desenvolvido em parceria com a Sponsorium, empresa especializada em gestão de patrocínios. A seleção dos vencedores é baseada em critérios objetivos, garantindo imparcialidade e reconhecimento às iniciativas de maior destaque no país.
“Na AKM, propósito é muito mais do que uma ‘expressão da moda’, é um dos nossos principais pilares. Há algum tempo nos dedicamos a parcerias transformadoras. O Ilha da Imaginação é a materialização de um projeto que só mostra como é possível fazer e quão viável é influenciar positivamente a rota de crianças e adolescentes”, pontua o sócio-fundador da AKM, Célio Ashcar Jr.
O Ilha da Imaginação é um projeto aprovado por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, AKM, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Sobre o Ilha da Imaginação
Os pilares do programa Ilha da Imaginação, que hoje atua diretamente na comunidade de São Simão (GO) e região, são: Incentivo à leitura e à produção audiovisual, estímulo à imaginação das crianças, a construção de relacionamentos sólidos com a comunidade e capacitação.
O programa, que acontece gratuitamente desde 2019, já beneficiou cerca de 65 mil crianças e jovens de 8 a 17 anos em mais de 150 escolas públicas da região. O foco é capacitar para a leitura e produção audiovisual com cursos, oficinas e produção de filmes de animação. O programa já distribuiu mais de 60 mil livros gratuitamente durante as oficinas itinerantes.
O programa é um projeto aprovado por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, patrocinado pela SPIC Brasil e realizado pelo Instituto Maker, AKM, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, sob gestão da executiva de projetos culturais incentivados do Instituto Maker, a goiana Danielle Cabral.