A programação da Romaria do Divino Pai Eterno, que acontece em Trindade, foi divulgada nesta quarta-feira (25/5). Assim, a edição 2022 vai de 24 de junho a 3 de julho, e está sendo preparada para um público que pode chegar a 5 milhões de pessoas durante os dez dias.
Para a primeira Romaria presencial após a pandemia, a prefeitura de Trindade irá inaugurar o Parque dos Romeiros. O local fica em uma área adjacente à GO-060, e será entregue de forma permanente para acolher fiéis rumo à cidade também fora dos eventos tradicionais.
Durante a Romaria do Divino Pai Eterno 2022, o Parque dos Romeiros irá abrigar a barraca da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Além disso, socorristas, ponto de vacinação, entre outros serviços já este ano. A obra da primeira etapa está em andamento.
O município irá colocar 120 fiscais de posturas atuando este ano nas ruas de Trindade. Ademais, vai mapear e criar rotas internas para direcionar o trânsito. Outra mudança é que os desfiles de Carros de Boi e de Muladeiros serão na mesma data, no dia 30 de junho. Assim, o Carreiros terão concentração a partir das 7h, na Praça da Antiga Cadeia, seguindo em romaria até a Igreja Matriz. Já os Muladeiros e cavaleiros irão se concentrar na Alameda Barro Preto, saindo logo após o término do desfile dos carreiros, por volta das 10h.
O prefeito de Trindade, Mardem Júnio, anunciou ainda a divulgação de uma campanha para sensibilizar todas as pessoas que pretendem participar da Romaria deste ano a “atualizarem seus cartões de vacina antes de virem para Trindade”, buscando especialmente a imunização contra a Covid-19, mas também contra a gripe e outras doenças infectocontagiosas imunizáveis.
Missas
Os padres João Paulo Santos e João Bosco de Deus, respectivamente Reitor da Basílica do Divino Pai Eterno e pároco da Igreja Matriz de Trindade, apresentaram a programação da Igreja Católica para a Romaria de 2022.
O tema da novena deste ano é “Pai Eterno, fazei novas todas as coisas”. Na interpretação dos dois religiosos, “um chamado ao recomeço depois de dois anos de perdas e sofrimento”. Ambos reforçaram que os fiéis devem ser responsáveis nos cuidados de prevenção à Covid-19.
Somando a programação religiosa diária, serão nove alvoradas festivas e nove procissões da penitência. Desse modo, serão mais de 120 missas, 18 horários para confissões apenas na Basílica e na Matriz e 18 horários para batizados, além de 36 novenas.
Na programação especial se alternam quase 60 outros eventos e horários, tais como Romaria dos Militares, que abre o calendário, às 6h do dia 24 de junho; passando por missas em diversos dias, locais e horários; diferentes romarias e bênçãos de motociclistas, ciclistas, carros de boi, muladeiros e cavaleiros; alvoradas, procissões, entre outros, até o domingo 3 de julho, ponto alto e último dia oficial do evento.