A Tradicional Romaria do Divino Pai Eterno, da cidade de Trindade (GO), terá este ano como tema “Pai Eterno, a Vós, nossa oração”. A Festa começa na próxima sexta-feira (28/6), e vai até o dia 7 de julho. Serão dez dias de festividades, e mais de 3 milhões de pessoas são esperadas para este evento religioso, que é o maior do Centro-Oeste, o segundo maior do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Igreja Matriz de Trindade terão uma extensa programação para louvar a Santíssima Trindade. Este ano a festa também terá missas no canteiro de obras da nova igreja dedicada ao Pai Eterno. As celebrações vão acontecer em dois horários: 8h e 16h.
Ao todo, serão realizadas 145 missas, 50 novenas, 11 procissões e 30 orações do terço; além das alvoradas, vigílias, centenas de batizados e milhares de confissões.
A programação da Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno também inclui encontros de jovens, desfile dos carreiros, dos cavaleiros e muladeiros, além das missas celebradas durante a madrugada nos dias 29 e 30 de junho e de 5 a 7 de julho, no Santuário Basílica.
Durante os dez dias de Festa, diversos grupos se organizam para fazer a sua caminhada e participar das celebrações. Assim, acontece a 15ª Romaria dos Militares, a 8ª Romaria da Vila São Cottolengo, a 8ª Romaria da Polícia Civil, a 5ª Romaria dos Motociclistas, a 2ª Romaria da OAB e a 3ª Romaria dos Ciclistas.
Tema da Festa
A proposta da Romaria 2024 é que “todos os romeiros e romeiras vivenciem, por meio da fé, a força da oração para se preparar para o Tempo de Graça que contemplará toda a Igreja Católica no Jubileu de 2025”.
A cada dia as novenas vão contemplar de forma mais aprofundada sobre a importância da oração. O objetivo e a expectativa é que os devotos voltem para casa ainda mais cheios do amor do Pai e possam ser intercessores em suas famílias e comunidades, além de espalhar a boa nova principalmente aos mais necessitados.
Organização e Estrutura
A Romaria 2024 conta com o apoio das autoridades políticas locais e serviços de saúde e segurança pública. A Polícia Militar elabora um plano estratégico para garantir a segurança dos romeiros durante os 10 dias de Festa.
O plano inclui monitoramento por câmeras e viaturas, policiais espalhados em pontos específicos de Trindade; além da parceria com a Polícia Rodoviária que monitora o fluxo na Rodovia dos Romeiros.
Já o Corpo de Bombeiros, além atender eventuais emergências, também irá trabalhar na prevenção de acidentes. Por exemplo, eles informam e orientam sobre fazer a Romaria com roupas frescas e confortáveis, não usar sapatos novos, manter-se hidratado e se alimentar bem, mas sem comidas pesadas e gordurosas. Além de evitar os horários de picos de calor para fazer sua caminhada.
Os turistas contam também com um Centro de Apoio no portal de entrada da cidade. O CAT (Centro de Apoio ao Turista) está pronto para passar informações sobre transporte, pousadas, horários de ônibus coletivos, hospitais, guias turísticos e contatos para emergências.
História da Romaria do Divino Pai Eterno
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade completa 184 anos e já alcançou os corações de milhares de brasileiros. Esta bonita história de fé começou por volta do ano de 1840, quando o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – coroando Nossa Senhora.
Eles ficaram muito emocionados, beijaram a Imagem, levaram-na para casa e iniciaram a oração do terço, primeiramente, em família e, depois, com vizinhos e amigos. A notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres, e logo Trindade se tornou a casa do Divino Pai Eterno e um importante local de peregrinação.