Os hotéis do Rio Quente Resorts (GO) passarão a ter novos nomes e categoria a partir do fim deste ano. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (1º/9) pela Aviva, plataforma de viagens e entretenimento que também integra o parque aquático Hot Park, a Turminha da Zooeira e a Costa do Sauípe (BA), e marca uma nova fase de sua estratégia de branding. Com as mudanças, o Hotel Turismo passará a se chamar Refúgio Grand Premium, o Hotel Pousada se chamará Origem Premium e o Hotel Cristal passa a ser o Vista Grand Premium.
“Mais do que trocar nomes, o branding tem o papel de acompanhar a evolução estratégica dos negócios da Aviva. Cada hotel ganha uma identidade clara, respeitando a memória afetiva que muitos hóspedes têm, mas conectando-a ao patamar de experiência que entregamos hoje”, explica o diretor de Marketing e Vendas da Aviva, Edson Cândido.
De acordo com comunicado da Aviva, a iniciativa está alinhada à visão de negócio da plataforma, que tem buscado “elevar a experiência dos frequentadores, ampliar a conexão com o público de alto padrão e facilitar a jornada de escolha do cliente”. O investimento total até 2028, tanto no Rio Quente Resorts, quanto na Costa do Sauípe, será de R$ 1,2 bilhão.
Além disso, a empresa tem buscado se conectar com a recente campanha “Onde o Paraíso se Revela”, criada para traduzir o destino goiano para quem nunca o visitou, “revelando seu tamanho, atrações e o fenômeno das águas naturalmente quentes, que é único no mundo”.
O primeiro filme da campanha trouxe uma releitura da música “Ouvi Dizer”, da banda Melim, que associa o paraíso à descoberta.
Hotelaria em categorias e novos nomes
De acordo com a Aviva, a mudança reforça também o posicionamento da Aviva junto ao público de alto padrão, tendência já iniciada na Costa do Sauípe, onde os hotéis Brisa e Sol foram elevados à categoria Grand Premium e o hotel Mar está sendo elevado à categoria Premium.
As três categorias hoteleiras organizam a oferta e traduzem a proposta de cada experiência em ambos os destinos:
- Grand Premium: hotéis de padrão elevado, com serviços mais personalizados e experiência diferenciada.
- Premium: hospedagens que unem tradição e modernidade, mantendo atributos de conforto e proximidade com as principais atrações.
- Essential: hotéis de base dos destinos, com foco em famílias, grupos maiores e praticidade.
Mais sobre a mudança de nome dos hotéis do Rio Quente Resorts
Ainda segundo a plataforma, em Rio Quente o processo respeitou a história dos empreendimentos e envolveu pesquisas de percepção de marca para validar a aceitação dos novos nomes com clientes atuais.
O objetivo foi o de buscar entender “o sentimento que cada hotel traduz e definindo seus atributos, e com potenciais clientes, para entender o sentimento causado pelos nomes propostos, sem relacioná-los ao Rio Quente Resorts”.
Os dados foram, então, cruzados para validar se os “atributos históricos de cada um estavam representados nos novos nomes”, que serão implementados à medida que os hotéis tenham suas atuais renovações estruturais finalizadas:
- Origem Premium (antigo Hotel Pousada): símbolo da história do destino, resgata a autenticidade de quem quer revisitar ou criar memória. Mudança será em 2027.
- Refúgio Grand Premium (antigo Hotel Turismo): traduz a calmaria do Cerrado, em ambiente reservado e acolhedor, com piscinas exclusivas. Será o primeiro hotel a incorporar o novo nome, já no fim de 2025.
- Vista Grand Premium (antigo Hotel Cristal): destaca sofisticação, arquitetura moderna e vista panorâmica do ponto mais alto do complexo. Troca do nome acontece em 2028.
Os hotéis externos ao complexo, que também são parte do Rio Quente Resorts – Giardino, Luupi e Eco Chalés – permanecem com os nomes originais, mas passam a representar a categoria Essential.
Para Alessandro Cunha, CEO da Aviva, o cuidado com a história foi determinante.“Quando decidimos atualizar os nomes, partimos do respeito à memória afetiva de hóspedes e comunidade. É um movimento de evolução, mas que honra as raízes do que o Rio Quente Resorts representa. Esse olhar ajuda a guiar famílias em suas férias ideais, conecta a Aviva a novos públicos e mantém viva a história de destinos que marcam gerações”.
Movimento amplo
O reposicionamento do Rio Quente Resorts integra um movimento mais amplo de branding da Aviva, indo além da hotelaria, incluindo a nacionalização do Hot Park, o fortalecimento do universo infantil com a Turminha da Zooeira, e a entrada no mercado upscale com os produtos residenciais de alto padrão.
O Hot Park, um dos parques aquáticos mais visitados do mundo, entra em uma fase de nacionalização da marca, que passa a incluir localizadores geográficos. A unidade de Goiás passa a ser identificada como Hot Park Rio Quente, enquanto a nova unidade, prevista para 2027 na Bahia, será o Hot Park Costa do Sauípe. O parque baiano nasce temático, com o storytelling baseado na trajetória da tartaruga marinha Marina, da Turminha da Zooeira.
As personagens da Turminha do Zooeira, já presentes nos resorts e parques, ganharam ainda mais relevância com a série animada no YouTube (https://youtube.com/@TurminhaDaZooeira), com clipes musicais inclusivos e episódios baseados no conceito de “edutainment”, que mistura de educação e entretenimento.
Em 2025, a série também estreou na plataforma LATAM Play. A marca também se prepara para ampliar o licenciamento de produtos e ter papel central na tematização das duas unidades do Hot Park.
A Aviva também expande seu alcance no mercado de alto padrão com dois produtos inéditos de timeshare, modelo de negócios que oferta uso por tempo compartilhado de imóveis turísticos.
O InCasa Private Residence Club, primeiro produto upscale da Aviva e que já está em soft opening em Rio Quente (GO), reunirá 40 casas em um condomínio exclusivo, com serviços pay per use e gastronomia assinada.
Já o InCanto Residence Club deve ser inaugurado no litoral norte baiano em 2029 em uma estrutura de condomínio vertical que usará o modelo High End Timeshare, mais flexível e inédito no Brasil.
Branding como ativo estratégico
Desde 2018, quando o então Grupo Rio Quente adquiriu a Costa do Sauípe resultado no nascimento da marca Aviva, a plataforma vem integrando seus produtos sob uma mesma estratégia de marca. A categorização de hotéis, a nacionalização do Hot Park, o fortalecimento da Turminha e a entrada em novos segmentos consolidam a visão da companhia como plataforma múltipla de experiências.
“Mais do que uma atualização visual, é um reposicionamento estratégico. Queremos comunicar com clareza, facilitar a decisão de compra e reforçar nosso propósito de fazer famílias felizes em paraísos integrados à natureza”, conclui Cândido.